Primeiro bimestre destaca-se por crescimento no Porto do Rio Grande

15/03/2017

O primeiro bimestre do ano de 2017 destaca-se pelo bom desempenho do Porto do Rio Grande. Impulsionado pelos bons números de janeiro e pela movimentação de soja já nos primeiros meses do ano, o complexo cresceu no período 11,8% em comparação ao ano passado. Ao todo, são mais de 4,9 milhões de toneladas de produtos que passaram pelos diversos terminais que compõe o porto.

No comparativo entre os primeiros bimestres de 2017 e 2016, todos os segmentos tiveram ampliação de movimentação. Carga Geral aumentou 2,7% enquanto os granéis líquidos subiram 0,9%. O grande destaque fica para o segmento de granéis sólidos, que engloba os produtos agrícolas, principalmente produzidos no Rio Grande do Sul, que tiveram incremento de 22,7%.

“Aquilo que vinha sendo mostrado nos relatórios do setor produtivo agora chega no formato de carga. Tínhamos ainda em estoque no Estado a produção passada que está sendo comercializada nesse primeiro bimestre para abrir espaço a nova safra que está por chegar”, afirma o diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. A movimentação de embarcações no complexo portuário teve aumento de 7,5%, totalizando 483 viagens de navios em dois meses.

Os dois grandes destaques dos granéis sólidos são o trigo, que teve incremento de 61,2% impulsionado, principalmente, pelos embarques que ultrapassaram as 320 mil toneladas apenas em fevereiro. No complexo soja (óleo, farelo e grão) vemos o crescimento de 23,4%. A soja em grão foi a principal responsável pelo aumento já que passou de 392 mil para mais de 560 mil toneladas, uma suba de 43,4% na movimentação.

“Estamos satisfeitos com o bimestre, mas acompanhando o mercado nacional e internacional que muito influencia no escoamento da produção. Nosso porto nada mais é do que uma ferramenta para que a produção gaúcha chegue aos mercados mais distintos como o da China, do Marrocos, do Irã e dos Estados Unidos”, conclui Branco. Cevada, milho e o arroz fecharam o primeiro bimestre em queda, respectivamente de: 23,6%, 14,5% e 22,7%.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Com 95% do comércio exterior pelo mar, Brasil precisa se adaptar a navios maiores
Demanda incerta para Black Friday e Natal desafia planejamento das transportadoras no Paraná
Novo Plano Nacional de Logística retoma o desafio histórico da integração modal
A digitalização inteligente: o motor da competitividade da indústria automotiva brasileira na era do nearshoring
Estudo mapeia quase 99 mil profissionais no transporte de produtos perigosos e aponta desafios de qualificação e renovação
Evento gratuito debate tecnologias e desafios para evolução da logística industrial

As mais lidas

01

Insights Logweb – O movimento da semana de 14 a 18 de setembro
Insights Logweb – O movimento da semana de 14 a 18 de setembro

02

Ford revela três versões da van elétrica Transit City que chegam ao Brasil ainda em 2026
Ford revela três versões da van elétrica Transit City que chegam ao Brasil ainda em 2026

03

Special Dog Company reforça frota e cresce 25% na equipe de motoristas em 2025