Portal Único Siscomex ganha soluções de controle de cargas

22/05/2020

Para um melhor desempenho e aprimoramento da gestão aduaneira no país, o Serpro desenvolveu duas novas soluções para a Secretaria da Receita Federal, que passam a integrar o Portal Único Siscomex (Pucomex). O Sistema de Controle de Carga e Trânsito (CCT Importação) e o Sistema Recintos de movimentação de cargas irão agilizar e desburocratizar o fluxo de cargas aéreas, otimizando o processo de importação de produtos pelo Brasil.

As informações aduaneiras do país estão centralizadas no Pucomex em consonância com o Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio. “Um dos pilares do domínio aduaneiro é o controle de carga e abrange um dos aspectos mais sensíveis do comércio exterior, que trata da operacionalidade do transporte, da logística e da sua relação com o poder público. Saber o que sai e chega do país é de vital importância para uma boa gestão de risco aduaneiro”, ressalta o chefe de divisão Israel Rodrigues Goncalves, da Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário do Serpro (Sunef).

Controle de cargas

O sistema CCT Importação – Modal Aéreo busca a interação entre os transportadores, agentes de carga, recintos aduaneiros, operadores de remessa ao Pucomex, viabilizando uma comunicação rápida, eficaz, segura e transparente para reduzir, em até 80%, o tempo de liberação da carga aérea na importação, desde sua chegada no Brasil até a sua entrega final ao importador.

Para Gonçalves, o sistema suporta todo o processo de controle de carga e trânsito, tanto para assuntos de importação, exportação ou cargas de passagem, possibilitando que se exerça o controle aduaneiro e administrativo durante todo o fluxo de movimentação da carga, com intervenções mínimas, resultando em menores custos, prazos e na otimização da força de trabalho.

Além disso, tornará possível o controle do transporte de cargas nacionais e estrangeiras em um mesmo veículo e o gerenciamento de riscos das cargas que estiverem sendo importadas para o Brasil.

De acordo com a analista Lúcia Freitas da Silva da Sunef, a expectativa é que o Brasil possa se tornar o HUB da América do Sul, devido às facilidades que o CCT – Importação trará, como, por exemplo, o fim da Declaração de Trânsito Internacional. “HUB são aeroportos específicos utilizados por companhias aéreas como ponto centro de operações para que as cargas sejam distribuídas e cheguem até seu destino final. Além disso, espera-se, ainda, gerar novos postos de trabalho, diante do crescimento dos voos cargueiros que devem chegar ao Brasil”, ressalta Lúcia Freitas.

O analista Nelson Augusto de Castro, da Superintendência de Digitalização da Receita Federal do Serpro, explica que, na primeira fase, foram disponibilizadas, para testes das empresas aéreas, as funcionalidades relativas à manifestação da viagem e do conhecimento de carga, informação da chegada da viagem, recepção de carga e consulta às informações de viagem e de cargas para a Receita Federal. Atualmente, estão sendo realizadas as integrações com o Portal Siscomex com a vinculação a documentos de importação, controle de todas as etapas da movimentação da carga até a entrega final ao importador, evolução das consultas parametrizadas do manifesto de viagem, carga e fluxo da situação da carga.

Movimentação de cargas

O Sistema Recintos tem como objetivo servir de interface entre os recintos aduaneiros e o Pucomex, como portos, aeroportos e porto seco. Por meio do sistema, os recintos devem informar a ocorrência de eventos relacionados à movimentação de cargas, pessoas e veículos em suas dependências.

A chefe de divisão Jane Yoshie Kambara, da Superintendência de Digitalização da Receita Federal do Serpro, explica que “os registros de entrada e de saída de pessoas, veículos, cargas e mercadorias em recinto alfandegado ou autorizado a operar com mercadoria sob controle aduaneiro, ou em estabelecimento habilitado a regime aduaneiro especial, deverão ser executados simultaneamente à realização dos correspondentes movimentos e encaminhados para o Sistema Recintos”.

Jane destaca que, com essa centralização de informações aduaneiras no Portal Único Siscomex, o Recintos dará maior robustez no gerenciamento de riscos e no controle aduaneiro. “A solução contribui para maior celeridade na liberação das cargas, o que refletirá em menores custos e mais segurança, uma vez que tais informações serão utilizadas nos mecanismos de análise de risco, com o objetivo de aumentar a presença fiscal, coibindo crimes de contrabando, descaminho e tráfico de drogas”, enfatiza.

A próxima evolução do Sistema Recintos será a disponibilização de mais 11 eventos, totalizando os 22 que serão encaminhados à Receita e controlados pelos recintos alfandegados. Segundo o analista Rodrigo Carvalhaes, da Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário do Serpro, outra evolução prevista para a solução é a implementação de controle no estilo conta-corrente a fim de monitorar o pátio de contêineres dos recintos aduaneiros. “Utilizaremos alguns eventos para registrar a entrada de um contêiner no pátio. Ao mesmo tempo, outro conjunto de eventos serão monitorados para serem utilizados como insumo para registrar a saída desses contêineres do pátio. Com isso, a RFB terá disponível, a qualquer momento uma fotografia do pátio de contêineres de qualquer recinto do Brasil”, conclui.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Grupo Potencial investe R$ 4,5 milhões e lança empresa de logística portuária em Paranaguá, PR
Grupo Potencial investe R$ 4,5 milhões e lança empresa de logística portuária em Paranaguá, PR
CONET&Intersindical 2026 terá primeira edição em Brasília com debates sobre mercado, infraestrutura e custos do TRC
CONET&Intersindical 2026 terá primeira edição em Brasília com debates sobre mercado, infraestrutura e custos do TRC
Capital de giro leva montadoras a recalcular práticas tradicionais de estoques na indústria automotiva
Capital de giro leva montadoras a recalcular práticas tradicionais de estoques na indústria automotiva
Via Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo
Via Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo
Logística no Amazonas atinge recorde histórico com 948 mil TEUs movimentados em 2025
Logística no Amazonas atinge recorde histórico com 948 mil TEUs movimentados em 2025
Wilson Sons lança rebocador New Panamax para atender demanda de navios de grande porte
Wilson Sons lança rebocador New Panamax para atender demanda de navios de grande porte

As mais lidas

Nada encontrado