As ações prioritárias para facilitar o escoamento da safra agrícola de2022/2023 foram detalhadas pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, aos participantes da 87ª reunião ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (Ctlog). O fórum reúne representantes de 63 órgãos e entidades do país ligados a setores como agricultura, pecuária e transportes.
São 39 empreendimentos nos principais corredores logísticos de exportação do país. Haverá entregas e retomada de obras, licitações, assinatura de ordens de serviço e dos trabalhos de manutenção nas principais rotas rodoviárias. Todas as ações fazem parte do eixo 3 do Plano de 100 Dias, lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, em 18 de janeiro.
Conforme o ministro, a estratégia federal tem o objetivo de melhorar a qualidade das estradas que ligam o produtor brasileiro aos principais terminais de exportação. Assim, até abril, são prioridades intervenções nas estradas do Arco Norte – em especial as que dão acesso aos portos de Santarém, PA, Vila do Conde, PA, e Itaqui, MA, – e do Corredor Sul-Sudeste – que seguem até os de Santos, SP, e Vitória, ES.
O escoamento da safra 2022/2023 deve ter seu fluxo intensificado nas rodovias federais a partir da segunda quinzena de fevereiro, atingindo o pico entre março e abril. A expectativa é de que 141 milhões de toneladas de produtos sejam destinadas ao comércio exterior neste ano. Esse volume corresponde a 48% das exportações e é capaz de alimentar até 800 milhões de pessoas, ou 10% da população mundial.
Investimento
Os empreendimentos vão garantir melhor escoamento da produção, mais segurança para as pessoas e mais desenvolvimento. “Nós vamos investir R$ 2,7 bilhões até o fim deste ano em melhorias das nossas rodovias no Arco Norte e no Corredor Sul-Sudeste. Apenas no estado do Mato Grosso vamos aplicar R$ 500 milhões neste ano em recuperação de rodovias”, anunciou o ministro, citando o estado que possui a maior produção de grãos do Brasil.
“O Plano Safra deste ano representou um grande momento para a infraestrutura brasileira. Já no mês de janeiro foram destinados recursos para a manutenção da nossa malha rodoviária e nós conseguimos, imediatamente, fazer melhorias nas nossas rodovias, algo que não acontecia nos últimos 10 anos”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.