Pedágio Free Flow cresce no Brasil, mas enfrenta desafios regulatórios e tecnológicos, analisa Aroeira Salles Advogados

O sistema de pedágio sem cancela, conhecido como free flow, tem ganhado tração nas rodovias brasileiras desde sua introdução legal pela Lei n.º 14.157/2021, oferecendo benefícios como maior fluidez no tráfego, redução de emissões e aumento da segurança. Contudo, mesmo com avanços regulatórios e operacionais, o modelo ainda enfrenta desafios para se consolidar como um sistema de cobrança mais justa e eficiente.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem liderado os esforços de implantação do free flow no país. Desde março de 2023, a BR-101/RJ serve de laboratório no Sandbox Regulatório do órgão, apresentando resultados relevantes: mais de 99% de identificação veicular, redução nas evasões e pagamento mais rápido por parte dos usuários.

Pedágio Free Flow cresce no Brasil, mas enfrenta desafios regulatórios e tecnológicos

As bases normativas vêm sendo fortalecidas. A Resolução n.º 6.032/2023 (RCR 3) abriu espaço para a adoção do modelo fora de ambientes experimentais, enquanto a Resolução CONTRAN n.º 1.013/2024 detalhou aspectos técnicos, meios de pagamento e diretrizes operacionais. Uma nova minuta de resolução específica para o free flow está em consulta pública, com o objetivo de substituir o RCR 3, consolidando parâmetros operacionais e assegurando equilíbrio contratual nas concessões.

Apesar dos avanços, a cobrança proporcional à quilometragem percorrida ainda não é plenamente aplicada, o que compromete o princípio de justiça tarifária que sustenta o modelo. Para Luís Henrique Baeta, sócio da Aroeira Salles Advogados, o sistema precisa de padronização tecnológica, modernização da modelagem econômica dos contratos e incentivos ao uso de meios eletrônicos de pagamento, em um país onde grande parte da frota ainda não aderiu a essas soluções.

Estados como São Paulo e Minas Gerais já incorporaram o free flow em novas concessões, mas especialistas alertam para a necessidade de ajustes regulatórios e avanços na infraestrutura digital e institucional, a fim de transformar o modelo em uma ferramenta efetiva de justiça e eficiência tarifária nas rodovias brasileiras.

Compartilhe:
ILOS 2025
Logistique Logweb
Veja também em Pedágio
Índice ABCR sobe 0,4% em maio e acumula alta de 3,0% em 12 meses
Índice ABCR sobe 0,4% em maio e acumula alta de 3,0% em 12 meses
Pedágios da Eixo SP terão aumento de 5,52% a partir de 4 de junho
Pedágios da Eixo SP terão aumento de 5,52% a partir de 4 de junho
Como vai funcionar o pagamento por quilômetro rodado em pedágios?
ANTT divulga medidas para isentar pedágio de caminhões que circulam vazios
ANTT autoriza reajuste de pedágio na Rodovia Presidente Dutra
Pedágios nas rodovias paulistas terão reajustes médios de 5,32%

As mais lidas

01

Pathfind e Fretefy anunciam fusão com foco na transformação da logística brasileira

02

Faleceu Roberto Schioppa

03

Vipal Borrachas concorre ao Recircle Awards 2023 em quatro categorias