A Oficina de Manutenção de Material Rodante da VLI em Divinópolis, que é uma das maiores da América Latina, conta agora com mais uma iniciativa pioneira e inovadora da companhia no setor ferroviário. Trata-se do Pool de Laboratórios, um complexo tecnológico composto por três laboratórios: Laboratório Eletroeletrônica, Laboratório de Freio Eletrônico/Locotrol e Laboratório de Injeção. Localizado dentro da Oficina de Componentes, ele está em uma área construída de 393 m².
Juntos, os três laboratórios são responsáveis pela produção de 329 tipos de componentes e com volume de produção anual de 8.400 unidades. De acordo com o gerente-geral de Serviços Operacionais da VLI, Gustavo Mucci, este volume de produção se faz necessário para o atendimento da estratégia de manutenção das locomotivas que circulam nos cinco corredores logísticos da VLI.
“Isso mostra, mais uma vez, a grande relevância da unidade da VLI em Divinópolis para a logística ferroviária nacional. A inauguração é muito importante e simbólica para as atividades da companhia no município, que está atrelada à história da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e ao futuro dela, por meio da inovação e da tecnologia”, destaca.
Entre os benefícios do Pool de Laboratórios estão modernização de ferramentas e equipamentos, bancadas de manutenção e giga de testes, instrumentos de medição e simuladores; excelência no processo de manutenção; aumento da capacidade produtiva; ampliação de segurança e ergonomia; e oportunidades de desenvolvimento e formação de profissionais na área.
Laboratório Eletroeletrônica
É responsável pela manutenção de componentes eletrônicos para atendimento às locomotivas das frotas premium e convencionais da VLI. Possui 243 tipos de componentes produzidos no laboratório. Dentre os principais estão painéis de comando e controle, cartões eletrônicos, instrumentos de medição e microprocessadores. Estes componentes são responsáveis pelo controle e comando dos componentes elétricos e mecânicos da locomotiva, controlando a performance do ativo, aumentando sua eficiência e realizando a proteção do ativo.
O laboratório é composto por modernos equipamentos e instrumentos de medição, bancadas de montagem, e gigas de testes que simulam o funcionamento da locomotiva em bancada, trazendo assim, para dentro do laboratório, um cenário mais próximo da condição de operação do ativo.
Laboratório Freio Eletrônico e Locotrol
Responsável pela reparação das válvulas eletrônicas (porções) e seu respectivo cavalete (rack) do freio eletrônico, além das componentes que geram a transmissão/recepção do sistema locotrol. No laboratório de Freio Eletrônico e Locotrol são reparados 28 tipos de componentes.
O freio eletrônico é responsável por controlar o sistema de frenagem da locomotiva e consequentemente dos vagões. O Locotrol é um sistema que permite a locomotiva líder da composição comandar e controlar, de forma remota, as outras locomotivas que compõem o trem.
Laboratório de Injeção
No laboratório de injeção é realizada a manutenção dos componentes do sistema de injeção de combustível e óleo lubrificante das locomotivas. Atualmente são realizados a manutenção de 58 tipos de componentes, como bico injetor, bomba injetora, bomba de combustível e bomba de lubrificação.
Estes componentes atuam diretamente no consumo de diesel das locomotivas, contribuindo para a redução da emissão de gases e garantindo a eficiência energética do trem.