NYK e Yusen Logistics introduzem plataforma para gerenciar reduções de emissões gases de efeito estufa

A Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK) e a Yusen Logistics Co., Ltd. (YL) lançaram uma plataforma digital para gerenciar reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A plataforma é fornecida pela 123Carbon B.V. (123Carbon), uma startup baseada na Holanda que trabalha na descarbonização do setor logístico. A NYK e a YL, como um grupo logístico abrangente, usarão a plataforma para apoiar a redução das emissões de GEE do Escopo 3, alocando aos clientes da plataforma as reduções de emissões de GEE alcançadas por meio do uso de combustíveis alternativos em seus serviços de transporte marítimo, aéreo e terrestre, e emitindo certificados que confirmem essas reduções.

Processo de gerenciamento e alocação de reduções de emissões de GEE

NYK: gera e gerencia reduções de emissões de GEE por meio do uso de biocombustíveis em seu negócio de transporte a granel, reconhece o valor ambiental dessas reduções e as aloca para a YL, emitindo um certificado de confirmação. A primeira alocação será concluída na plataforma após verificação por uma organização de certificação independente.

YL: adquire reduções de emissões de GEE geradas por empresas de transporte marítimo como a NYK e seus parceiros aéreos, fornecendo certificados correspondentes. Além disso, para o transporte terrestre, a YL utilizará combustíveis sustentáveis derivados de óleo de cozinha usado e outros materiais renováveis para abastecer seus próprios caminhões em alguns países e áreas, criando e gerenciando ativamente reduções de emissões de GEE como operadora de transporte. Um serviço integrado na plataforma será lançado oficialmente pela YL em breve.

Principais características da plataforma

– Os clientes podem monitorar os métodos de redução de emissões de GEE e os combustíveis alternativos usados para gerar essas reduções.

– O gerenciamento e a alocação das reduções de emissões de GEE são protegidos pela tecnologia blockchain, que previne adulterações de dados.

– Todo o processo, desde o cálculo das reduções de emissões de GEE até a alocação, é verificado por uma organização de certificação independente para garantir a confiabilidade e a transparência da plataforma.

“Recebemos a NYK e a YL como novos usuários de nossa plataforma avançada. Eles não estão apenas utilizando nossos serviços de registro, mas também adotaram nossa plataforma personalizada, permitindo que envolvam diretamente seus clientes em suas atividades de baixo carbono. Estamos ansiosos para executar esse teste e colaborar com a NYK e a YL nesse tópico emocionante”, disse Jeroen van Heiningen, diretor administrativo da 123Carbon.

A NYK fornece biocombustível para transportadores de automóveis, graneleiros e petroleiros. Em novembro de 2023, a empresa divulgou o “NYK Group Decarbonization Story”, que estabelece uma meta de redução de GEE para atingir emissões líquidas zero até 2050.

A YL está trabalhando para alcançar sua meta de médio prazo de reduzir as emissões de GEE em 45% até 2030, concentrando-se principalmente nas emissões de Escopos 1 e 2, alinhando-se ao objetivo de descarbonização até 2050.

O Grupo NYK continuará a adotar uma perspectiva de longo prazo em seus esforços e promoverá iniciativas que contribuam para a redução das emissões de GEE, trabalhando com seus clientes para realizar uma sociedade descarbonizada.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Logística e Meio Ambiente
Cargo X firma parceria com Cimento Apodi e projeta compensar até 2 mil toneladas de CO2 em 2025
Especialistas defendem, em painel na Intermodal 2025, ações coordenadas para uma logística de baixo carbono
JBS multiplica por 7 frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂
Empresa de logística sustentável otimiza as entregas de e-commerce, com destaque para o Dia das Mães
Vamos falar de transição energética, ou descarbonização? Veja os destaques
MRS implanta carregamento solar de baterias em locomotivas e amplia produtividade e sustentabilidade

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros
Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste