Novo aumento do diesel pressiona transportadores a encontrarem soluções para baratear os custos

17/01/2022

unnamed (24)

Na última semana, a Petrobras anunciou que aumentará os preços dos combustíveis nas refinarias. A gasolina terá um acréscimo de 4,85%, enquanto o diesel ficará cerca de 8% mais caro. O reajuste, que é o primeiro desde outubro de 2021, passa a valer a partir desta quarta-feira, 12, e já pressiona os segmentos de transportes, principalmente o rodoviário de cargas a encontrarem soluções para baratear seus custos com os serviços e assim, se manterem competitivos em um mercado cada vez mais complexo.

Esse será o primeiro aumento desde outubro de 2021, porém, desde janeiro do ano passado, o diesel já subiu 78,71% nas refinarias, o que acarreta um encarecimento significativo nas bombas. Para efeitos comparativos, em novembro de 2020, o diesel comum e o S-10 custavam em média R$3,770. Atualmente, o preço médio do litro é R$5,617 para o diesel comum e R$5,681 para o S-10, com tendências de novos aumentos.

Segundo Ricardo Lerner, fundador da Gasola, plataforma cujo objetivo é reduzir os custos de combustível para as transportadoras e elevar o lucro dos postos de abastecimento, a tendência é que os preços continuem instáveis. “Enquanto o real estiver desvalorizado em comparação ao dólar, os aumentos continuarão acontecendo acima da inflação. Isso aumenta ainda mais a relevância de se conseguir economia em combustível para as empresas que possuem frota. Toda economia, seja em desconto ou em melhoria de consumo, faz toda a diferença”, comenta o CEO da Gasola.

A Gasola tem se tornado uma alternativa importante para os transportadores neste momento de altas. De acordo com Ricardo, as empresas que começaram a pagar direto os postos através da plataforma, estão conseguindo reduzir o preço do diesel na bomba de R$0,10 a R$0,40 por litro. Os ganhos com os descontos são aproximadamente seis vezes maiores do que os valores de contratação da empresa, segundo a empresa.

Com as expectativas não tão promissoras para os preços do diesel em 2022, a solução oferecida pela startup traz esperanças para as companhias do setor de transportes. “Acreditamos que, quanto mais próxima e direta a relação entre postos e empresas que possuem frotas, melhores são as negociações geradas para ambos os lados”, finaliza Lerner.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Fulwood investe R$ 150 milhões na construção de galpões logísticos em Pouso Alegre, reforçando aposta no Sul de Minas
Fulwood investe R$ 150 milhões na construção de galpões logísticos em Pouso Alegre, reforçando aposta no Sul de Minas
Festas juninas aumentam demanda por logística fracionada no Nordeste e Jamef Transportes reforça operações
Festas juninas aumentam demanda por logística fracionada no Nordeste e Jamef Transportes reforça operações
Evento sobre EPS, em São Paulo, reúne indústria para discutir logística reversa, reciclagem e economia circular
Evento sobre EPS, em São Paulo, reúne indústria para discutir logística reversa, reciclagem e economia circular
Tecmar anuncia Clóvis Severino como novo diretor executivo, com foco em rodo-cabotagem
Tecmar anuncia Clóvis Severino como novo diretor executivo, com foco em rodo-cabotagem
Feira LogVale 2026 vai reunir profissionais de logística e comércio exterior em São José dos Campos, SP
Feira LogVale 2026 vai reunir profissionais de logística e comércio exterior em São José dos Campos, SP
Parceria em logística automotiva entre Renault Geely do Brasil e Master Cargas prevê investimento de R$ 135 milhões
Parceria em logística automotiva entre Renault Geely do Brasil e Master Cargas prevê investimento de R$ 135 milhões

As mais lidas

01

Gobrax contrata Julian Boeira, executivo com experiência global, como diretor de pós-vendas
Gobrax contrata Julian Boeira, executivo com experiência global, como diretor de pós-vendas

02

FM Logistic obtém validação da SBTi para metas de redução de emissões até 2030
FM Logistic obtém validação da SBTi para metas de redução de emissões até 2030

03

Evento sobre EPS, em São Paulo, reúne indústria para discutir logística reversa, reciclagem e economia circular
Evento sobre EPS, em São Paulo, reúne indústria para discutir logística reversa, reciclagem e economia circular