Norcoast inicia transporte de cargas pela costa brasileira

09/02/2024

A Norcoast, joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil, deu início a sua operação de transporte de contêineres no dia 06 de fevereiro último, tendo a Santos Brasil – referência em operações portuárias e logísticas – como parceira no Porto de Santos, SP.

Com infraestrutura robusta e integração multimodal, a Norcoast aposta em um serviço de porta-a-porta, ou seja, buscando e entregando a carga até a porta do cliente. Seus navios contam com janelas de embarque e desembarque nos mesmos dias e horários, possibilitando um planejamento mais adequado, aumentando a eficiência logística e trazendo como vantagem a regularidade de capacidade com similaridade, informa a empresa.

“Viemos com a proposta de dar acesso aos clientes à navegação costeira. Para aqueles que já embarcam, trazer mais capacidade para o sistema, para os que ainda não utilizam esse modal, a facilidade de ferramentas e equipes dedicadas a entender suas necessidades específicas e flexibilizar ao máximo para que possamos transacionar ainda mais cargas para o transporte marítimo doméstico”, destaca Gustavo Paschoa, CEO da Norcoast.

“Para nós da Santos Brasil é uma honra receber o primeiro navio da Norcoast e poder participar deste momento tão importante para a logística nacional. Em um país com mais de 7 mil km de costa, como o Brasil, nada mais lógico para atender a demanda doméstica do que a cabotagem, e a chegada da Norcoast ao mercado, com a chancela de duas empresas do porte da Hapag-Lloyd e Norsul, marca o início de um novo e necessário ciclo de crescimento deste tipo de navegação”, ressalta Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil.

Com capacidade de 3.5 mil TEUs, os navios terão rotação semanal, navegando de Santos para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus, retornando novamente a esses mesmos portos, completando uma jornada de cerca de 13 dias de duração. Todos os navios possuem bandeira e tripulação 100% brasileira.

Por meio de uma plataforma digital, é possível acompanhar todas as etapas da movimentação da carga, não somente do trecho marítimo, mas durante o trajeto completo. Para Paschoa, trata-se de uma resposta direta às exigências atuais do mercado e às transformações nas cadeias de suprimentos. “Esta adaptação à multimodalidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade emergente no cenário logístico global”, afirma. Lançada ao mercado em outubro do ano passado, a Norcoast traz uma nova opção para o transporte marítimo em contêineres ao longo da costa brasileira e da bacia amazônica, atendendo os principais portos e regiões metropolitanas do país. Há 20 anos esse setor não tem novo entrante neste mercado. “É um marco importante para a logística nacional, para o comércio exterior e para a economia brasileira. Viemos para fortalecer a indústria nacional e fomentar a economia brasileira”, finaliza Paschoa.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
ADNOC consolida aquisição da Navig8 e passa a participar de operações no Brasil através da BR8, joint venture com o Zmax Blue Ship Group
Simpar estreia no ICO2 da B3
Yara inicia transporte de fertilizante com frota movida a GNL no Maranhão
Logística de alta performance B2B deve crescer em 2025
Startups lideradas por mulheres nos países do BRICS poderão participar de competição internacional
HC Hornburg expande vendas em 26% em 2024

As mais lidas

Nada encontrado