MRS implanta carregamento solar de baterias em locomotivas e amplia produtividade e sustentabilidade

A MRS Logística acaba de implementar um sistema de carregamento solar de baterias em suas locomotivas com o objetivo de otimizar recursos e suas operações. A tecnologia, instalada em onze locomotivas e com previsão de expansão para 20 unidades até o final do ano, utiliza placas solares no teto das máquinas para manter as baterias carregadas, durante os períodos de inatividade. A solução traz benefícios diretos à eficiência operacional e à sustentabilidade ao substituir a necessidade de manutenções periódicas com o uso de energia renovável.
Cássio Eduardo, especialista ferroviário da Gerência Geral de Manutenção de locos e responsável pelo projeto, explica: “As placas solares geram energia suficiente para manter 90% da carga das baterias enquanto a locomotiva está desligada, garantindo que ela esteja sempre pronta para uso”. Ele ressalta que, desde a implementação do sistema, as locomotivas operam com total eficiência, sem falhas no fornecimento de energia das baterias.

O projeto, inovador no setor ferroviário, garante que as locomotivas permaneçam prontas para operação sem a necessidade de intervenções frequentes. Com a instalação das placas solares, as baterias são mantidas carregadas automaticamente, independentemente do tempo de parada, otimizando também a operação, já que elimina o deslocamento de equipes para realizar o processo manualmente. A solução contribui ainda para a redução do consumo de diesel, uma vez que o motor não precisa ser ligado a cada 72 horas para recarregar as baterias.

Com a implementação do carregamento solar de baterias, a MRS reforça seu compromisso com a inovação, eficiência e sustentabilidade. Este projeto exemplifica como a combinação de tecnologia e responsabilidade ambiental pode transformar a operação ferroviária trazendo benefícios não apenas para a empresa, mas também para o futuro da mobilidade sustentável.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Logística e Meio Ambiente
Cargo X firma parceria com Cimento Apodi e projeta compensar até 2 mil toneladas de CO2 em 2025
Especialistas defendem, em painel na Intermodal 2025, ações coordenadas para uma logística de baixo carbono
JBS multiplica por 7 frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂
Empresa de logística sustentável otimiza as entregas de e-commerce, com destaque para o Dia das Mães
Vamos falar de transição energética, ou descarbonização? Veja os destaques
Águia Sistemas aposta em aço verde e reforça compromisso com ESG

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg