Movimentação de grãos e farelos na VLI cresce 10% e atinge recorde no primeiro semestre

A VLI, companhia de soluções de logística integrada que atua em ferrovias, portos e terminais, registrou um desempenho histórico na movimentação de grãos e farelos durante os seis primeiros meses de 2025.

No período, foram transportadas 11,9 milhões de toneladas desses insumos, resultado 10% superior ao volume registrado em 2024 e 5% acima do recorde anterior, alcançado entre janeiro e junho de 2023, quando foram movimentadas 11,3 milhões de toneladas. Os principais destinos das cargas são países da América, Ásia e Europa.

Movimentação de grãos e farelos na VLI cresce 10% e atinge recorde no primeiro semestre

De acordo com o gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da empresa, Gabriel Fonseca, a performance reflete a intensidade das operações neste ano. “Estamos imprimindo um ritmo muito forte desde o início do ano e performamos o melhor primeiro semestre da história da VLI. Procuramos estar ao lado dos nossos clientes conectando as estratégias e trabalhando com foco em excelência operacional e na segurança das nossas equipes, apoiando no escoamento das commodities, com resultados positivos para a companhia e para a pauta de exportações do país”, afirmou.

Corredores logísticos da VLI impulsionam movimentação de grãos

A movimentação recorde de grãos e farelos envolve principalmente soja e milho, além dos farelos utilizados na produção de ração animal. O escoamento ocorre por três corredores de grande relevância no sistema integrado da VLI.

O corredor Leste conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Já o corredor Sudeste integra o Centro-Oeste à região do Porto de Santos, também pela FCA.

Por sua vez, o corredor Norte garante que a produção agrícola do Matopiba seja direcionada ao mercado internacional via tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, sob controle da companhia, em conjunto com o sistema portuário de São Luís.

Todos os corredores operados pela VLI contam com terminais integradores estrategicamente posicionados. Nesses pontos ocorre o transbordo das cargas do modal rodoviário para o ferroviário, além da oferta de capacidade de armazenagem ao produtor brasileiro.

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