O Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico de longa distância, conquistou o Guinness World Record™ por percorrer 124,7 quilômetros em marcha à ré com um semirreboque acoplado. A marca anterior, registrada em 2020 nos Estados Unidos com um caminhão a diesel, era de cerca de 89 quilômetros. A nova façanha foi realizada na pista Motorsport Arena, em Oschersleben, na Alemanha.
O trajeto, concluído em 6 horas e 22 minutos, incluiu 476 curvas e exigiu intensa habilidade de manobra. O condutor foi Marco Hellgrewe, oficial das Forças Armadas Alemãs e entusiasta de caminhões, que também havia estabelecido um recorde semelhante em 2008.

Após a prova na pista fechada, o eActros 600 percorreu mais 30 quilômetros em vias públicas, terminando a jornada no novo Centro Global de Peças da Daimler Truck, em Halberstadt, também na Saxônia-Anhalt. A ação teve como foco ampliar a conscientização sobre eletrificação, segurança nas estradas e valorização da profissão de motorista.
Hellgrewe afirmou: “Estou extremamente orgulhoso de ter trazido o recorde para a Alemanha com um caminhão totalmente elétrico. Enviamos uma mensagem poderosa para o futuro da mobilidade alternativa.”
Tecnologia e segurança no transporte elétrico
O eActros 600 é equipado com MirrorCam, sistema de câmeras que substitui retrovisores tradicionais, e diversos assistentes eletrônicos de direção, como Active Brake Assist 6 e Sideguard Assist 2, voltados para a redução de riscos nas estradas.
De acordo com Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks, a conquista tem um efeito simbólico: “Queremos incentivar o uso de veículos elétricos e impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de recarga.”
A PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. e a Blicki e.V., entidades alemãs que atuam na valorização da profissão de motorista e na educação para o trânsito, apoiaram a ação. Ambas destacaram o alcance da campanha para conscientização de crianças e motoristas sobre segurança nas estradas.
Sobre o caminhão elétrico eActros 600
Lançado em 2023, o eActros 600 iniciou entregas comerciais em dezembro de 2024. O modelo conta com baterias de 621 kWh baseadas em tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP), com autonomia de até 500 quilômetros sem recarga e capacidade de cobrir mais de 1.000 km por dia com paradas técnicas. Ele foi eleito o “Caminhão Internacional do Ano 2025”.
O veículo foi projetado para operar por até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos, mantendo mais de 80% da integridade das baterias. Possui PBTC de até 44 toneladas e carga útil de aproximadamente 22 toneladas na União Europeia.
Infraestrutura de recarga: o próximo desafio
Apesar da evolução tecnológica, a escassez de pontos de recarga para caminhões pesados ainda é um obstáculo. A Daimler Truck anunciou em 2025 uma rede própria com mais de 3.000 estações de recarga rápida na Europa até 2030. Paralelamente, participa da Milence, joint venture com TRATON e Volvo, que pretende instalar 1.700 pontos públicos até 2027.
Novo centro logístico da Daimler Truck
O Centro Global de Peças da Daimler Truck, com inauguração prevista para 10 de julho, ocupará 270 mil m² e atenderá 20 centros logísticos regionais em países como Brasil, China, Turquia e Emirados Árabes. A estrutura centralizará a cadeia global de suprimento de peças de reposição da marca.









