Mercedes-Benz, Assobens e SENAI lançam academia para formação de técnicos de serviço em caminhões e ônibus

A Mercedes-Benz do Brasil, com apoio da Assobens (Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz), realiza nova parceria com o SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No início de fevereiro, foi inaugurada a “Mercedes-Benz Trucks Way”, academia de formação de técnicos de serviço em caminhões e ônibus que foi instalada no SENAI Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo.

O novo centro de treinamento é voltado para a formação de jovens entre 16 e 22 anos, profissionais em início de carreira e técnicos automotivos, que serão capacitados para ingressar na Rede de Concessionários Mercedes-Benz. Com infraestrutura moderna de cerca de 570 m², o espaço conta com duas salas de aula, equipamentos especializados, ferramentas, motores e câmbios para atividades práticas e teóricas. Além disso, entre os recursos disponíveis, incluem-se dois caminhões da marca: um extrapesado Actros e um modelo leve Accelo.

“Com essa parceria que já é uma referência na indústria automobilística, demos início ao projeto Mercedes-Benz Trucks Way. Esta é uma iniciativa que visa fomentar o treinamento e a capacitação de jovens para ingressar como técnicos nos concessionários da marca da estrela de três pontas. Um movimento vital para inclusão deles no mercado de trabalho”, diz Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, esta iniciativa une instituições comprometidas com o desenvolvimento profissional, a realização de ações sociais e o fortalecimento do aspecto humano nas organizações, contribuindo para uma posição sustentável no mercado automotivo. “Além disso, o projeto incentiva a diversidade e a inclusão, enriquecendo a cultura dos concessionários e colaborando para o desenvolvimento social do Brasil. O sucesso dessa primeira academia pode abrir caminho para a expansão do projeto Mercedes-Benz Trucks Way para outras unidades SENAI no Brasil”, conclui Silvio Renan Souza.

Formação de excelência para o futuro da Rede de Concessionários

Mais de 30 diretores, gerentes de serviços e gerentes de pós-venda da Rede de Concessionários Mercedes-Benz da Grande São Paulo se reuniram no SENAI Ipiranga para o lançamento da academia.

“Essa parceria com a Mercedes-Benz do Brasil une a reconhecida excelência do SENAI-SP na formação de profissionais do setor automotivo à expertise da nossa Rede no atendimento especializado”, ressalta Joel Beckenkamp, presidente da Assobens. “Juntos, estamos investindo no desenvolvimento e capacitação de técnicos que serão fundamentais para o futuro do setor. A Assobens teve a honra de acompanhar a construção desse projeto e seguirá incentivando essa importante iniciativa, que reforça nosso compromisso com a qualificação da mão de obra e a evolução contínua da Rede de Concessionários Mercedes-Benz”. 

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Educação
ABC Cargas realiza a VIII Academia do Motorista e reforça inovação e capacitação
Volkswagen Caminhões e Ônibus capacita cerca de 250 profissionais do Sul Fluminense
Prazo para submissão de trabalhos acadêmicos no 2º Congresso Nacional Integra Portos é prorrogado
Hidrovias do Brasil e Unicamp impulsionam formação profissional para estudantes no setor de logística
IVECO e SENAI firmam parceria para a implantação da IVECO Academy em Belo Horizonte
Oficina de Manutenção de Material Rodante da VLI, em Divinópolis (MG), conta agora com um Pool de Laboratórios

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg