Maersk aposta em intermodalidade para ajudar a aumentar as exportações de Algodão

25/03/2020

Para melhorar a competitividade dos exportadores brasileiros de algodão em meio a mais uma expectativa de recorde de safra 2019-2020, a Maersk está apostando em oferecer serviços intermodais com soluções de ponta a ponta. O Brasil é o segundo maior exportador de algodão do mundo, e segundo Gustavo Paschoa, Diretor Comercial da Maersk, o algodão impulsionou amplamente as exportações em 2019, mas o maior custo para os produtores foi o transporte rodoviário. “Nossa expectativa é que este modal aumente significativamente à medida que mais trens e opções estiverem disponíveis para os produtores do Mato Grosso e da Bahia, por exemplo. Hoje, 40% do movimento total da Maersk em terra no Brasil é ferroviário. O transporte ferroviário é um fator importante para ajudar a aumentar a competitividade nacional. A Maersk está buscando intensificar sua presença e parcerias com empresas ferroviárias no Brasil”, acrescenta.

A Maersk também está focada em desenvolver novas maneiras de estufar algodão em contêineres e em analisar como reduzir custos em toda a cadeia de suprimentos, reposicionando o uso de contêineres de ponta a ponta. “A maior parte da estufagem do algodão é feita nos portos, mas seria mais rápido e eficiente fazê-las mais perto das fazendas. Essa é uma das maneiras de aumentar a competitividade agora que o Brasil é o segundo maior exportador de algodão do mundo depois dos EUA. Evitar acúmulos que causam atrasos é fundamental”, diz o Diretor de Produto da Maersk para a Costa Leste da América do Sul, Matias Concha, referindo-se às expectativas de que o Brasil entregue outra safra recorde para a colheita 2020-2021.

Atualmente, os produtores de algodão usam cada vez mais a ligação ferroviária entre Rondonópolis, Mato Grosso e o maior porto da América Latina, Santos, para reduzir os custos de logística terrestre. “Após a greve dos caminhoneiros em 2018, os fornecedores de logística ponta a ponta tornaram-se cada vez mais importantes para os produtores brasileiros. Uma solução intermodal completa cria segurança, fornece transparência, aumenta a competitividade e reduz os custos de uma empresa em termos de tempo e pessoal. Para os produtores de algodão, trens com empilhamento duplo representam uma excelente oportunidade”, diz Concha.

No quarto trimestre de 2019, o algodão saltou 37%, superando todas as outras exportações de produtos secos no período.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Loggi abre vagas temporárias de auxiliar de logística em Cajamar para a Black Friday
Move Mais lança Vale-Pedágio por placa para transportadoras
Exportações agrícolas brasileiras reforçam importância da eficiência logística no agronegócio
nstech lança torre de controle com IA agêntica para automatizar operações logísticas
Descartes apresenta plataforma de IA para automatizar processos de supply chain
UpFlux aponta compras corporativas como grande oportunidade para gerar retorno financeiro com IA

As mais lidas

01

Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029

02

Descartes apresenta plataforma de IA para automatizar processos de supply chain

03

Move Mais lança Vale-Pedágio por placa para transportadoras