Logística inteligente proporciona previsibilidade e controle de custos em cenário de desaceleração econômica

Com a economia brasileira enfrentando desafios como riscos fiscais crescentes e uma inflação em alta, a previsibilidade de custos se tornou uma prioridade para as empresas. E um dos setores que representam altos custos para os negócios é a logística, responsável por 13% do PIB brasileiro. A área, que enfrenta desafios como o aumento dos custos de combustível, estradas em condições precárias e pressão por redução de emissão da pegada de carbono, vem se reinventando com o apoio da tecnologia.

Em meio a esse cenário e um contexto de previsão de desaceleração econômica, soluções de gestão automatizada que auxiliam na previsibilidade de custos e controle orçamentário logístico ganham destaque. Um exemplo dessa transformação digital é a DATAFRETE, especializada em soluções digitais para operações logísticas, que desenvolve uma plataforma que automatiza a cotação, a gestão de fretes e auditoria financeira, proporcionando maior previsibilidade de custos.

Soluções de gestão automatizada que auxiliam na previsibilidade de custos e controle orçamentário logístico ganham destaque

De acordo com André Vieira, head de tecnologia da DATAFRETE, uma das apostas para uma logística eficiente é a união da tecnologia com serviços especializados, a exemplo da Inteligência de Transportes, disponibilizada pela empresa. “Na prática, as empresas não só contam com a automação da operação, através da nossa plataforma, mas também com o apoio especializado do nosso time para realizar a análise e os trâmites de contratação de fretes, conhecidos como BID de Transporte. Com o apoio dos dados automatizados, do histórico da operação e das informações de mercado, é possível criar um diagnóstico da operação logística atual e para indicação dos melhores parceiros de negócios. Isso dá à empresa mais controle sobre a rotina de distribuição e os custos envolvidos, agilizando as entregas sem onerar no orçamento”, diz.

Com a inflação atingindo seu maior índice mensal desde 2022, segundo o IBGE, a necessidade de inovação na gestão logística se intensifica. “Empresas que investem em soluções tecnológicas para otimizar processos e reduzir custos operacionais estão mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado e garantir sustentabilidade financeira nos próximos anos. A automação dos processos logísticos é um diferencial competitivo, permitindo que empresas acompanhem em tempo real suas operações, evitem gastos desnecessários e melhorem o relacionamento com fornecedores e clientes”, reforça o especialista, que há mais de 20 anos atua no ramo logístico.

Empresas como o Grupo KRAH, que desenvolve resistores de potência, e a Prevemax, especialista em EPIs, e que utilizam soluções de automação da DATAFRETE, já registraram redução de custos de frete em 13% e 3% dentro da operação, respectivamente.

Além do controle de custos, outra vantagem das soluções automatizadas é a capacidade de análise estratégica dos dados. O monitoramento em tempo real e otimização de rotas impactam diretamente a eficiência logística e o relacionamento com o cliente. Rotas mais eficientes e melhor aproveitamento dos espaços das cargas são outras vantagens já registradas pelas mais de 650 empresas brasileiras que utilizam as soluções digitais da DATAFRETE para otimizar a logística. Marcas como a de cama e banho Altenburg, já registraram redução de 30% nos custos da operação logística.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Economia
caminhão vagas
Envelhecimento da frota e escassez de caminhoneiros elevam custos do frete e pressionam inflação
Transportadoras enfrentam desafios fiscais e tributários
Segundo CNT, setor de transporte registra inflação abaixo do indicador geral em 2024, mesmo com aumento de preços de combustíveis e pedágio
ICMS: Confira quais estados alteraram suas alíquotas internas para 2025
Com R$ 125 milhões, BNDES financia expansão produtiva da J. Macêdo em Londrina
Confira 6 impactos da reforma tributária para a logística, segundo VP da Abralog

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid