Logística em transformação

A cadeia logística global vive um momento de reestruturação profunda. As decisões tomadas por governos, os avanços tecnológicos e as mudanças climáticas têm impactado diretamente a forma como as mercadorias são armazenadas, transportadas e rastreadas. Em meio a esse cenário, cinco grandes temas são enfocados nesta edição da revista Logweb.

O primeiro deles é os impactos das ações do governo Trump na cadeia logística global. A imposição de tarifas, a valorização do dólar e a busca pela produção interna via o “Buy American” não só pressionaram o comércio exterior mundialmente, como também promoveram mudanças profundas na cadeia logística global e tornaram o transporte de commodities mais desafiador. As dificuldades nas rotas logísticas coincidem com os gargalos enfrentados no escoamento da safra 2024/25 – o segundo destaque desta edição (como é o gerenciamento de riscos no transporte de commodities). A superprodução de grãos encontra barreiras estruturais em portos, ferrovias e rodovias. Os reflexos disso? Aumento de custos, insegurança e perda de competitividade no mercado internacional.

Nesse contexto de incertezas, a inteligência artificial surge como aliada estratégica. A terceira matéria desta edição aborda como a IA está revolucionando os centros de armazenagem. A automação no controle de estoque, picking e roteirização já se mostra capaz de elevar a eficiência, reduzir perdas e otimizar recursos. A tendência para 2025 é que a IA se consolide como eixo central de decisões logísticas, com impacto direto na agilidade e na sustentabilidade das operações.

Falando em agilidade, o crescimento das cargas fracionadas –  especialmente no Norte do país – ganha protagonismo também nesta edição. Movida pelo e-commerce e pela interiorização da produção, essa modalidade enfrenta desafios logísticos já bastante conhecidas: infraestrutura deficitária, altos custos operacionais e baixa previsibilidade. A tecnologia e a adaptação dos modelos de transporte tornam-se essenciais para manter a eficiência e expandir a capilaridade nas regiões mais distantes do país.

Por fim, com a aproximação da COP-30, os temas de ESG (ambiental, social e de governança) se impõem de forma definitiva no setor logístico. Integrar sustentabilidade e responsabilidade social ao Supply Chain e à intralogística não é mais diferencial, mas sim exigência de mercado. A automação, os indicadores ambientais e a rastreabilidade serão protagonistas em um novo ciclo de transformação verde. A COP pode, inclusive, acelerar a criação de regulamentações que tornem a logística brasileira mais eficiente e menos poluente.

Como sempre, a Logweb está antenada com os últimos acontecimentos que envolvem a logística como um todo, e traz estas informações, amplamente balizadas, para os nossos leitores.

Boa leitura.

Os editores

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Editorial
Editorial Em foco, infraestrutura, tecnologia e inclusão
Editorial Revista Logweb Ed. 247 – Em foco, infraestrutura, tecnologia e inclusão
Revista Logweb 246
Editorial Revista Logweb Ed. 246 – Logística sob Pressão
logística e Intermodal
Editorial Revista Logweb Ed. 245 – As mudanças na logística brasileira
Mudanças no mercado
Vamos às compras
Cobrindo os fatos que estão ocorrendo agora

As mais lidas

01

RD Saúde inaugura centro de distribuição automatizado no Espírito Santo, o mais moderno do Brasil
RD Saúde inaugura centro de distribuição automatizado no Espírito Santo, o mais moderno do Brasil

02

Vports e Comexport ampliam capacidade operacional no Espírito Santo
Vports e Comexport ampliam capacidade operacional no Espírito Santo

03

CEVA Logistics inaugura centro de distribuição da Amazon Brasil em Santa Maria (DF)
CEVA Logistics inaugura centro de distribuição da Amazon Brasil em Santa Maria (DF)