Log-In Logística Integrada fortalece bem-estar dos colaboradores com planejamento estratégico e iniciativas robustas de cuidado e qualidade de vida

21/10/2024

Log-In Logística Integrada, Grupo de soluções logísticas, movimentação portuária, operações rodoviárias e navegação de Cabotagem, Mercosul e Feeder, iniciou a quarta fase do projeto “Viva Bem”, ampliando as iniciativas voltadas à saúde dos colaboradores.

Além do programa “Saúde a bordo”, que leva ações para dentro dos navios da companhia, outras iniciativas se destacam nesta etapa do projeto, como a segunda edição da pesquisa de saúde mental, campanhas e informativos técnicos sobre gerenciamento de estresse e inteligência emocional, bem como o reposicionamento da marca “Viva Bem”.

O projeto, desenvolvido pela Log-In em 2018, tinha como foco, inicialmente, a saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores. Entretanto, o programa foi adaptado durante o período da pandemia, destacando três pilares fundamentais: saúde social, física e, sobretudo, emocional.

De acordo com Andrea Simões, diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Log-In, os desafios da pandemia geraram uma nova cultura na organização. “Uma pesquisa do Gartner® revelou que 80% dos trabalhadores sentiram impactos negativos na saúde mental durante a Covid, então começamos a desenvolver um olhar mais apurado para essa questão. Implementamos uma agenda de escuta com psicólogos e encontros de acolhimento com temas específicos voltados à saúde emocional”, detalha a executiva.

Além de promover o bem-estar físico e mental, o projeto “Viva Bem” foi desenhado para fortalecer a cultura organizacional, tendo em vista que a empresa acredita que o cuidado com a saúde integral dos colaboradores é essencial para impulsionar a percepção de pertencimento e a valorização individual dentro do ambiente de trabalho, conforme acrescenta Andrea.  “Com essas ações, a Log-In busca consolidar um ambiente onde todos reconhecem a sua importância no desenvolvimento da companhia e no sucesso das operações. Ao proporcionar suporte contínuo e incentivar a prática do autoconhecimento e da autoliderança, os colaboradores se sentem parte fundamental do sucesso da Log-In, contribuindo para uma atmosfera de respeito, colaboração e crescimento mútuo”, ilustra.

Atualmente, o “Viva Bem” abrange cuidados que vão do equilíbrio físico à segurança psicológica, oferecendo suporte contínuo e promovendo um ambiente acolhedor para colaboradores e dependentes.  Ao todo, são mais de 715 colaboradores beneficiados pelo programa de telemedicina, mais de 140 marítimos atendidos por um personal no programa “Corpo & Mente”, cujo objetivo é orientar a realização de atividade física no período embarcado, além de 492 colaboradores encaminhados para o “Sempre Bem”, que visa atender aqueles que possuem doenças crônicas, abrangendo casos de baixa, média e alta complexidade.

Além disso, por meio de uma parceria com a Mental Clean Psicologia Clínica e Assessoria em Saúde Mental, a Log-In mantém um pool de psicólogos disponíveis para atendimento da família do colaborador. Com isso, o projeto passou a ampliar a abordagem sobre saúde mental, autoconhecimento, autorresponsabilidade e autoliderança. “Quando você tem essa consciência da liderança, com certeza você vai ter um time cuidando melhor da saúde mental uns dos outros”, afirma a diretora.

ESG e agenda de diversidade

Desde 2020, a empresa investe na construção de uma robusta agenda ESG, diversificando suas iniciativas sociais e promovendo webinars sobre raça, etnia e multiculturalismo, realização de eventos e campanhas como a Semana da Saúde e o “Setembro Amarelo”, rodas de conversa com os funcionários sobre conscientização, desconstrução de estereótipos e comunicação inclusiva.

Essa abordagem resultou em outros programas, como o “Mulheres na Operação”, “Navegar”, “Capacitar Mulheres do Mar” e “Primeira Geração”, que visam capacitar talentos e fortalecer a cultura de integridade e diversidade na companhia.

Certificação Great Place to Work®

As iniciativas tomadas pela Log-In foram reconhecidas em 2021, com a certificação da Great Place to Work® Brasil, destacando-se entre as melhores empresas para se trabalhar, especialmente nos estados do Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES).

De acordo com Andreia, o selo, conquistado pelo 3º ano consecutivo no Espírito Santo e pelo 2º ano no Rio de Janeiro, é um reflexo da confiança e satisfação dos colaboradores, evidenciando as políticas e práticas organizacionais de qualidade implementadas pela companhia. “Nosso compromisso é com a saúde e o desenvolvimento de nossos colaboradores. Acreditamos que o protagonismo de cada um é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável através da logística integrada à navegação”, finaliza a gestora.

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