Localfrio inicia armazenagem de produtos farmacêuticos

19/08/2015

A Localfrio já está operando com licença para armazenagem de produtos farmacêuticos na unidade São Paulo, dando, assim, mais um importante passo para consolidar a marca neste nicho de mercado. A licença entrou em vigor no mês de agosto e a empresa está aproveitando sua expertise e tecnologia na operação com frigoríficos para firmar novas parcerias.

Em princípio, serão destinadas 176 posições/paletes para operação de produtos farmacêuticos, mas a ideia é que, até 2016, a movimentação aumente na unidade São Paulo, que hoje comporta um total de 8.368 posições/paletes, entre clientes regulares e operações sazonais. Nesta fase inicial, isso pode representar um incremento de aproximadamente 10% no faturamento da unidade.

Todos os cuidados para atender às diversas categorias dos produtos farmacêuticos já estão padronizados, como o controle de temperatura, higiene e limpeza do local, segregação dos produtos para evitar incompatibilidade e mão de obra qualificada. “Este é um mercado importante no cenário nacional e continua mantendo crescimento na casa de dois dígitos/ano, apesar dos péssimos indicadores econômicos que afetam, diretamente, a indústria e o varejo”, explica a gerente comercial de São Paulo, Carolina Paiva.

Segundo ela, a estratégia agora é atingir segmentos específicos dentro do nicho farmacêutico, por meio de um mapeamento de clientes, e assegurar cargas que proporcionem operações seguras e boa rentabilidade. “Temos boas negociações em andamento e diversos outros clientes já estão interessados. Mas como se trata de um tipo de serviço diferenciado e mercadorias de alto valor, as negociações tendem a ser mais detalhadas, principalmente por envolver auditorias de qualidade e certificações”, explica.

No momento, a unidade Localfrio São Paulo é a primeira a armazenar os produtos farmacêuticos. O planejamento prevê, no entanto, que as unidades de Suape e Itajaí também passem a operar este tipo de carga.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Operação Seca 2026: Super Terminais transfere infraestrutura flutuante para Itacoatiara e blinda o Polo Industrial de Manaus
Came inaugura nova fábrica em Indaiatuba (SP) e celebra 16 anos no Brasil com faturamento global de R$ 2,1 bilhões
FLG Corp investe R$ 1 bilhão em projetos de operações alfandegadas e retroportuárias
GEE lança primeiro relatório de sustentabilidade e aponta redução potencial de quase 7 mil tCO₂e
Impactos do Super El Niño: o que o fenômeno climático reserva para empresas de logística e transporte
Apagão de motoristas: Como o déficit de profissionais força transportadoras a reinventar a gestão de frotas

As mais lidas

01

Black Friday 2026: Cabotagem registra alta de 19% na movimentação de eletrônicos e antecipa estoques

02

Sandoz e Andreani ampliam parceria com foco na cadeia de frio e no setor farmacêutico

03

São Paulo mantém aluguel logístico competitivo frente a outros mercados da América Latina