Levu Air Cargo vai operar o primeiro Airbus A321 cargueiro da América Latina

A operadora brasileira Levu Air Cargo celebra a entrada em serviço (EIS) do primeiro A321 convertido para cargueiro, em leasing da SmartLynx, tornando-se a primeira transportadora de carga da América Latina a operar este modelo. Com essa aeronave, convertida pela Precision nos Estados Unidos, a Levu junta-se à família de operadores Airbus na América Latina.

Segundo a empresa, o A321 convertido integra a família de aeronaves de corredor único mais popular do mundo, sendo o cargueiro mais eficiente da categoria. Com capacidade para transportar até 27 toneladas e um alcance de até 3.800 quilômetros, essa conversão permitirá à Levu operar com maior flexibilidade e eficiência. Graças ao grande volume e capacidade de carga, o A321 oferece o menor custo por unidade da categoria, além do menor consumo de combustível e emissões de CO2 por kg. A otimizada seção transversal da fuselagem da aeronave oferece flexibilidade para transportar uma grande variedade de tamanhos de paletes e contêineres, proporcionando ao cliente uma capacidade inigualável.

O A321 oferece uma plataforma altamente capaz para conversão em cargueiro. Os controles de voo Fly-by-Wire, pioneiros no A320, garantem operações suaves e uma similaridade única entre as versões de passageiro e cargueiro no oferecimento atual da Airbus. Mais de 18 mil aeronaves da Família A320 foram encomendadas, e mais de 11 mil foram entregues desde que o modelo entrou em operação, proporcionando um amplo conjunto de aeronaves que podem sustentar o programa de conversão por muitos anos.

A entrada em serviço do A321 da Levu será apoiada pela NAVBLUE, subsidiária de software de operações de voo da Airbus, com um conjunto de soluções dedicadas a melhorar o desempenho, navegação e segurança das operações da companhia. Ao lidar com desafios operacionais críticos, essas soluções aumentarão a eficiência operacional da companhia aérea.

A Levu Air Cargo é uma companhia aérea de carga brasileira, especializada no transporte nacional e internacional, com sede em Campinas e bases aéreas em todo o país. Em um futuro próximo, a empresa planeja operar mais aeronaves

Airbus convertidos A Airbus já vendeu mais de 1.300 aeronaves na América Latina e Caribe, liderando o mercado de aviões de passageiros em operação, com cerca de 800 em operação em toda a região, com quase 500 em backlog. Desde 1994, a Airbus conquistou 75% dos pedidos líquidos na região.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Multimodal
Brado fortalece logística multimodal e movimenta 130 mil toneladas entre Sumaré e Rondonópolis
Brado fortalece logística multimodal e movimenta 130 mil toneladas entre Sumaré e Rondonópolis
Seca no Norte do Brasil desafia logística e Costa Brasil recomenda antecipação de demanda
Seca no Norte do Brasil desafia logística e Costa Brasil recomenda antecipação de demanda
MIRA Transportes expande atuação do setor aéreo
O futuro do transporte: como as empresas podem sobreviver às mudanças da economia?
Projeto da Dow integra o modal ferroviário e pode reduzir até 45% de emissões de CO2 por ano
Hub Logístico Multimodal do BH Airport encerra 2024 com crescimento em importação e recorde de receita

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid