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Case 11 de outubro de 2023

LabRetail desenvolve solução para Mercedes-Benz que aplica conceito “just in time” e garante eficiência de 20% na linha de produção

A LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva, desenvolveu recentemente um produto para a Mercedes-Benz que garantiu eficiência de 20% na linha de produção de caminhões, além de redução de mais de 15% no estoque de peças. Trata-se de um dispositivo wireless que se comunica com os sistemas internos da linha de produção e ajuda na gestão do estoque. A iniciativa será apresentada na Futurecom 2023, que acontece entre os dias 3, 4 e 5 de outubro. 

“Por meio de uma parceria técnica com a Intel, a LabRetail foi indicada para desenvolver um dispositivo simples, compacto e com capacidade de enviar e receber dados via comunicação wireless. Ele é intuitivo: uma caixa resistente com dois botões metálicos para acionamento pelos funcionários da linha de produção solicitarem a reposição de estoque de peças e materiais. Após o pressionamento, o dispositivo se comunica com os sistemas [internos] e retorna com um sinal visual colorido para o funcionário. Vermelho, sem peças no estoque; verde, peça em estoque; amarelo, em análise”, explica Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail.

“Na prática, a solução ajuda a reduzir os estoques de peças e insumos na linha de produção, porque com ela os funcionários só solicitam peças quando necessário”, explica Silvestre. “Assim, o conceito de ‘just in time’ foi implementado para os itens controlados pelos dispositivos da LabRetail.” O ‘just in time’ é um conceito que vem da área administrativa, uma metodologia que evita estoque parado e desperdício de matéria-prima. Ele busca constantemente a precisão da cadeia de produção, pois quando aplicado, significa que serão gerados pedidos suficientes apenas para suprir a demanda real da empresa: nunca antes, nem depois – no tempo certo – o que também garante melhoria na produtividade, aumento da eficiência e corte de gastos. 

Sérgio Silvestre explica que, para que a solução fosse encontrada, a LabRetail esteve presente nas instalações da Mercedes-Benz por inúmeras vezes, presencialmente. “Acreditamos que estar junto ao cliente, conversando, testando e fazendo as alterações no projeto é a melhor forma de criar uma solução em conjunto. Durante a pandemia, muitas atividades foram realizadas remotamente, mas mesmo neste período a LabRetail não parou. Foi durante a pandemia que desenvolvemos a versão aprovada pela Mercedes-Benz no Brasil e homologada pela Mercedes-Benz da Alemanha. Essa é a versão escolhida para ser implantada em larga escala”, diz o sócio fundador e CEO. Até agora, a tecnologia já possui homologação da ANATEL, assim como da Mercedes-Benz na Alemanha. O produto vem sendo preparado para ser implementado em outras fábricas, tanto no Brasil como no exterior. 

Demonstração do dispositivo na Futurecom 2023

Segundo Silvestre, o próximo passo, se tratando da solução criada, é apresentar o produto na Futurecom 2023 para os visitantes, já que este é o maior evento de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina. Este ano será realizado no São Paulo Expo, entre os dias 3, 4 e 5 de outubro. “Estamos montando uma apresentação animada do processo [de uso do dispositivo] na linha de produção, explicando o problema, a solução e quais foram os benefícios. Também levaremos algumas unidades físicas do produto, que poderá ser demonstrado em tempo real, em um ambiente de demonstração que montaremos no estande”, explica o sócio fundador e CEO da LabRetail.

Passado o evento, a expectativa é desenvolver parcerias para projetos pilotos e escalar o uso do produto em outros clientes no Brasil. Isso porque, de acordo com Silvestre, a solução é altamente replicável, desde a otimização da montagem de caminhões até a produção de eletrodomésticos. Segundo ele, empresas de qualquer segmento que necessitem gerenciar estoques e sincronizar o uso de insumos na linha de produção com as demandas de vendas encontrarão na solução a ferramenta adequada para atingir esse nível de controle. 

“O projeto elevou o nível da LabRetail e a habilitou para desenvolver soluções complexas para qualquer segmento. Para nós, ter feito o projeto com a Mercedes-Benz é um baita orgulho. Ter sido capaz de entregar resultados de altíssima qualidade para uma empresa de grande porte e visibilidade como a Mercedes só prova que, muitas vezes, o que falta para as pequenas empresas é a oportunidade de mostrar o trabalho”, finaliza o CEO.

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