A Kuehne+Nagel, em parceria com a Azul Linhas Aéreas, está transformando a realidade de comunidades ribeirinhas no Amazonas por meio de uma iniciativa que conecta pequenos produtores e cooperativas a mercados consumidores no Brasil e no exterior. A ação é parte de um compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, alinhado aos objetivos de ambas as empresas em suas agendas ESG (Environmental, Social, and Governance).
A colaboração faz parte do Movimento ARA – Todas as Amazônias sob um mesmo Céu Azul, iniciativa da Azul que aproxima a companhia de cooperativas e empresas locais para estimular negócios que contribuam com a sociobioeconomia na região. A companhia oferece suporte para que esses empreendedores possam transportar seus produtos de forma sustentável, com descontos de até 80% no frete. Por meio da Azul Cargo Express, unidade de negócio de logística da Azul, a empresa conecta esses produtores locais a mais 5 mil municípios, permitindo que participem de eventos e comercializem seus produtos em centros urbanos. A Kuehne+Nagel, por sua vez, contribui com sua expertise em logística, auxiliando no acesso a mercados nacionais e internacionais.
“Para nós, unir forças com a Azul neste projeto é uma oportunidade de conectar nossa expertise logística com uma causa de profundo impacto social. Essa colaboração reforça nosso compromisso com o pilar ‘Living ESG’, fortalecendo ainda mais nosso objetivo de ser o parceiro mais confiável da cadeia de abastecimento, contribuindo para um futuro mais sustentável”, afirma Adriana Martins, presidente da Kuehne+Nagel no Brasil.
As empresas realizaram um workshop, voltado a um grupo de empreendedores, na UniAzul, localizada em Campinas. Durante o evento, os pequenos produtores receberam treinamento sobre trâmites para transporte doméstico de mercadorias, bem como para se tornarem exportadores, com apoio da Kuehne+Nagel em todas as etapas, desde o licenciamento até a identificação de oportunidades no mercado. Essa capacitação é essencial para que os produtores que fazem artesanato, cultivam alimentos orgânicos e outros produtos da biodiversidade amazônica possam expandir seus negócios, garantindo a preservação do meio ambiente.
“Assegurar que produtos da Amazônia alcancem novos mercados, com qualidade e de forma sustentável, é um grande passo para fortalecer essas comunidades. Essa nossa parceria amplia o impacto do Movimento ARA, porque agrega conhecimento e suporte logístico às outras soluções que já oferecemos”, afirma Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade da Azul.