Juntos no combate ao desperdício, Connecting Food e Assaí Atacadista redistribuem mais de 3 mil toneladas de alimentos

04/09/2024

Na luta contra o desperdício de alimentos, a Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em conectar os alimentos que seriam descartados por empresas às organizações sociais, e o Assaí Atacadista, uma das maiores empresas brasileiras de atacarejo, já distribuíram mais de 3 mil toneladas de alimentos, em uma parceria que iniciou em 2021. Somente em 2023, foram doados mais de 1,5 mil toneladas de alimentos de 185 lojas do varejista, o que representa um aumento de 211% em relação a 2022. De janeiro deste ano até maio, já foram obtidos mais de 750 quilos de alimentos excedentes ainda bons para consumo humano.

“Temos o Assaí como um parceiro fundamental na luta contra o desperdício de alimentos. Por meio do Destino Certo, programa de impacto social do Assaí, ajudamos dois meios importantes: o social e o ambiental. Isso porque possibilitamos que as doações cheguem a comunidades em situação de vulnerabilidade e, também, reduzimos o desperdício de comida, que é um dos fatores de degradação do meio ambiente. Damos uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que ainda estão próprios para consumo”, afirma Alcione Pereira, fundadora e CEO da Connecting Food.

Alcione Pereira, CEO e Fundadora da Connecting Food
Créditos foto: Marcelo S. Camargo

Para que funcione na prática, a Connecting Food operacionaliza o processo de doações de alimentos para que o pilar de desperdício de alimentos traga o impacto socioambiental na estratégia ESG do Assaí. Atualmente, 247 lojas do grupo varejista passam por essa gestão. O trabalho é feito por meio de uma minuciosa análise de dados, aplicação de processos ágeis, treinamento de equipes e destinação dos alimentos às Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

“Evitar a perda de produtos perecíveis é desafio no segmento do varejo alimentar e, no Assaí, a gestão de resíduos é um dos temas prioritários em nossa estratégia de sustentabilidade. Nesse sentido, temos desenvolvido iniciativas robustas, como o Destino Certo, que, por um lado, combate o desperdício de alimentos em nossas operações e, por outro, garante que esses produtos possam fazer a diferença em um país onde o problema da fome ainda é uma questão grande a ser enfrentada”, ressalta Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí.

Para que a doação seja efetiva, a foodtech cria uma rede entre as organizações sociais e as lojas doadoras, que fazem a separação do alimento, para garantir que chegue apenas alimentos de qualidade nas organizações sociais. É realizada a verificação da idoneidade dessas instituições e o acompanhamento de todo o processo para assegurar que a comida realmente saia dos doadores e chegue a quem precisa.

“A nossa grande força-motriz é não deixar que os alimentos bons para consumo humano, mas que perderam o valor comercial, acabem na lata de lixo. Afinal, a alimentação adequada é um direito que deve ser assegurado a todos, e desperdiçar alimentos nunca deve ser uma opção. Por isso, precisamos que empresas, organizações e sociedade como um todo estejam cada vez mais engajadas na causa”, reforça Alcione.

Compartilhe:
Logistique Logweb
Veja também em Conteúdo
Perdas no transporte com enchentes no RS superam R$ 1 milhão em quase 40% das empresas, segundo CNT
Perdas no transporte com enchentes no RS superam R$ 1 milhão em quase 40% das empresas, segundo CNT
Pedágio Free Flow cresce no Brasil, mas enfrenta desafios regulatórios e tecnológicos
Pedágio Free Flow cresce no Brasil, mas enfrenta desafios regulatórios e tecnológicos, analisa Aroeira Salles Advogados
DHL lança serviço expresso que entrega amostras clínicas do Brasil aos EUA em até 30 horas
DHL lança serviço expresso que entrega amostras clínicas do Brasil aos EUA em até 30 horas
Brasil bate recorde de exportação de carne bovina para EUA e México em abril de 2025
Brasil bate recorde de exportação de carne bovina para EUA e México em abril de 2025, segundo DATAGRO
Santos Brasil registra lucro de R$ 198,5 mi no 1T25 com alta de 15% na movimentação de contêineres
Santos Brasil registra lucro de R$ 198,5 mi no 1T25 com alta de 15% na movimentação de contêineres
Universo TOTVS 2025, em junho, terá programação exclusiva para logística com foco em IA e eficiência operacional
Universo TOTVS 2025, em junho, terá programação exclusiva para logística com foco em IA

As mais lidas

Nada encontrado