A Jomed Transportes firmou parceria com a Ultragaz para se tornar a primeira transportadora do Brasil a operar com biometano no transporte rodoviário, abastecendo os veículos dentro de sua própria instalação. O acordo prevê o fornecimento anual de combustível renovável e marca um passo relevante rumo à descarbonização das operações logísticas.
No primeiro ano do projeto, o biometano distribuído pela Ultragaz abastecerá 19 caminhões da frota da Jomed Transportes. Esses veículos atenderão rotas estratégicas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso das empresas com a redução de emissões de carbono e a promoção de operações mais sustentáveis.

Para viabilizar o abastecimento direto na transportadora, a Ultragaz desenvolveu e instalou um ponto de distribuição exclusivo, incorporando tecnologia patenteada para o abastecimento de frotas. Essa solução garante rastreamento, eficiência e inovação no processo.
O sistema implantado utiliza a tecnologia Hydraulic Power Unit (HPU), desenvolvida exclusivamente pela Ultragaz. Em comparação com sistemas convencionais, essa solução reduz em cerca de 50% o consumo de energia, amplia a autonomia dos veículos, aumenta o volume abastecido e diminui o tempo de abastecimento. Além disso, o modelo centralizado reduz o investimento necessário para implantação.
Segundo Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz, “a parceria com a Jomed Transportes representa um passo decisivo rumo à descarbonização e à expansão do biometano para um novo mercado, capaz de transformar o setor de transporte no Brasil. O biometano é a grande aposta para a descarbonização do setor logístico do país e a Ultragaz é a parceira ideal para acelerar as agendas das transportadoras nessa frente”.
A Jomed Transportes tem como meta reduzir em 30% suas emissões absolutas diretas até 2030. Para Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da empresa, “com essa iniciativa inovadora, a Jomed se tornará a primeira transportadora do país a ter um ponto próprio de abastecimento com biometano dentro de suas instalações, um marco que contribuirá de forma decisiva para atingir as metas antes do prazo. Além disso, a parceria marca o início da nossa transição energética, utilizando um combustível 100% renovável e alinhado às melhores práticas de sustentabilidade”.









