O Iveco Group demonstra compromisso social e educacional com projetos que aproximam jovens do setor automotivo e despertam o interesse por carreiras na indústria. As iniciativas, realizadas no complexo industrial do grupo em Sete Lagoas (MG), permitem que estudantes vivenciem experiências práticas e recebam capacitação técnica em um ambiente industrial de alto nível.
Um dos destaques é o Projeto Sombra, da IVECO, que oferece a alunos de escolas públicas a oportunidade de acompanhar a rotina de engenheiros no Centro de Desenvolvimento de Produtos (CDP), o único fora da Europa. A última edição levou estudantes da Escola Estadual Ápio Solon Cardoso para uma imersão completa, incluindo visitas às áreas de funilaria, pintura, montagem e ao campo de provas dos veículos.

“Ver e sentir, no olhar de cada jovem, a importância de estar aqui é verdadeiramente emocionante”, ressalta Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia da IVECO para a América Latina, destacando que cerca de 100 estudantes já participaram do projeto.
Os alunos puderam entender como funcionam os testes rigorosos realizados em caminhões, ônibus e veículos de defesa das marcas IVECO, IVECO BUS e IDV, além de receberem orientações sobre carreira em encontros com gestores como Alisson Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Produto da IVECO BUS.
Outro projeto transformador é o Programa Educar FPT, promovido pela FPT Industrial. Mensalmente, alunos da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas participam de aulas práticas no Centro de Treinamento Técnico da fábrica, aprendendo sobre tecnologias de motores com especialistas da marca. Em 2025, 16 estudantes integram o programa, incluindo sete mulheres, reforçando a diversidade.
Após a edição anterior, 83% dos participantes passaram a considerar seguir carreira em engenharia. “O Educar FPT vai além da capacitação técnica, é uma porta de entrada para que esses estudantes descubram seu potencial e encontrem novas possibilidades de carreira”, afirma Bárbara Loureiro, gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina.
Fernanda França Gonçalves, professora da Escola Estadual Técnica Ápio, também destacou o impacto positivo do Projeto Sombra: “Os alunos retornaram inspirados, motivados e com memórias que certamente carregarão por toda a vida.”









