Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Caminhões 4 de novembro de 2022

IVECO entra em uma nova era com o lançamento do S-WAY

Projetado para aliar robustez máxima, tecnologia e segurança de última geração, economia inédita no mercado e conforto totalmente pensado no cliente, o IVECO S-WAY nasce com o que há de mais moderno no segmento.

Com este tom enfático, a montadora anuncia o lançamento de seu novo caminhão nas versões 450 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). “Nesse sentido, destaco o exclusivo sistema de HI-eSCR com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR). Teremos também uma redução de consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, de até 15%. Isso é resultado da calibração do motor com a transmissão e representa um avanço no TCO do cliente”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

O modelo passou por cerca de 450 tipos de testes baseados nas realidades das estradas brasileiras, com severidade extrema, e mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados para garantir um produto que se destaca pela durabilidade

O segmento de pesados no Brasil representa aproximadamente 40% do mercado total, com cerca de 67 mil unidades licenciadas em 2021, e é estratégico para a economia brasileira movimentando cargas como grãos, insumos para as indústrias, combustível e alimentos. “É para esse setor que a IVECO desenvolveu o melhor pesado de todos os tempos da marca em território nacional, o IVECO S-WAY, que conta com um verdadeiro pacote personalizado de soluções e tem como público-alvo frotistas e autônomos. O modelo será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas, MG. A chegada do IVECO S-WAY será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina, acrescenta que o lançamento posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país.

“O IVECO S-WAY traz um DNA próprio totalmente focado nas principais necessidades dos clientes e na severidade das missões do transporte de cargas. Junto com os clientes começamos a trilhar novos caminhos para um transporte cada vez mais sustentável. O caminhão é um marco para a IVECO e para o mercado, e temos certeza que é melhor opção para o frotista e autônomo que buscam tecnologia de ponta e rentabilidade na operação. Se trata do melhor pesado já desenvolvido pela marca em todos os tempos”, completa Brandão.

“Os pesados têm grandes volumes comerciais, seja para o escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, ou para o transporte rodoviário de cargas em geral. O IVECO S-WAY será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, complementa, agora, Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO.

Características

Entre as características do lançamento estão: novo powertrain, homologado para a nova norma de emissão de poluentes Proconve P8, foi desenvolvido para gerar máxima performance e economia proporcionando até 15% de redução de consumo de combustível, patamar inédito no mercado, segundo a montadora; nova geração de conectividade, que oferece um pacote de serviços completo com integração entre veículo, motorista e frotista que irá proporcionar um novo nível de controle, previsibilidade e rentabilidade para os clientes; central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e lanternas e faróis full LED direcionais & DRL – o LED proporciona melhor condição em qualquer ambiente: noite, dia, chuva e neblina.

O novo caminhões é apresentado com dois modelos de cabine: AS, com 2,5 m de largura, e AT, com 2,3 m de largura. Possui espaço interno que torna a cabine a casa e o escritório para o motorista; cabine totalmente reprojetada com nova identidade visual; nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna

Um capítulo à parte na tecnologia do IVECO S-WAY é o exclusivo e inovador Way App – aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções.

Sustentabilidade e rentabilidade

O IVECO S-WAY é o pontapé inicial da IVECO no segmento de pesados para o cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8), que visa reduzir a emissão de poluentes para veículos comerciais pesados a partir de 2023 (+ 50% de redução de material particulado e +80% de redução de NOx) e promover o desenvolvimento tecnológico nacional da indústria automotiva.

Um dos principais destaques para atingir a nova legislação é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total, o que proporciona um grande benefício para o veículo. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. É um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

A calibração motor/transmissão também é fundamental para esse processo. “O Cursor 13 e a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, a melhor do segmento, formam um conjunto perfeito para o IVECO S-WAY alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. O novo sistema IVECO Drive, que auxilia o motorista na otimização da condução econômica, também tem um papel importante no projeto”, acrescenta Coelho.

A transmissão do IVECO S-WAY foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Conectividade em benefício do cliente

A conectividade já é realidade no transporte de cargas com sistemas de telemetria e gestão de frota que proporcionam uma série de benefícios para o transportador. A IVECO levou em conta esse fator e lança, a partir do IVECO S-WAY, a plataforma IVECO ON, serviço integrado que tem como objetivo maximizar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo.

Um dos pontos de destaque é a possibilidade de assistência técnica remota que permite corrigir possíveis falhas e atualizar o veículo a distância, diretamente do Control Room (sala de monitoramento) da marca. Pela central multimídia, o cliente se conecta na central de comando da IVECO e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo.

“Estamos desenvolvendo soluções que integrem parceiros logísticos em uma única plataforma, fazendo com o veículo esteja conectado nesse ecossistema de serviços. O objetivo é auxiliar os clientes a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro percorrido por meio da conectividade. Com o histórico dos dados, é possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados para a sua realidade”, explica Carlos Tavares, diretor de Serviços ao Cliente da IVECO para a América Latina. No portal do cliente IVECO ON, o operador pode monitorar, por exemplo, o consumo de combustível do veículo e o estilo de condução individual de cada motorista, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho da frota através de uma série de recursos: monitoramento dinâmico; dados históricos e comparativos; tutoriais; download de detalhes por veículo/condutor; painel do cliente para monitoramento do consumo de combustível da frota; mapa de veículos dedicado por missão para verificar as rotas percorridas.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal