IVECO entra em uma nova era com o lançamento do S-WAY

04/11/2022

Projetado para aliar robustez máxima, tecnologia e segurança de última geração, economia inédita no mercado e conforto totalmente pensado no cliente, o IVECO S-WAY nasce com o que há de mais moderno no segmento.

Com este tom enfático, a montadora anuncia o lançamento de seu novo caminhão nas versões 450 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). “Nesse sentido, destaco o exclusivo sistema de HI-eSCR com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR). Teremos também uma redução de consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, de até 15%. Isso é resultado da calibração do motor com a transmissão e representa um avanço no TCO do cliente”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

O modelo passou por cerca de 450 tipos de testes baseados nas realidades das estradas brasileiras, com severidade extrema, e mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados para garantir um produto que se destaca pela durabilidade

O segmento de pesados no Brasil representa aproximadamente 40% do mercado total, com cerca de 67 mil unidades licenciadas em 2021, e é estratégico para a economia brasileira movimentando cargas como grãos, insumos para as indústrias, combustível e alimentos. “É para esse setor que a IVECO desenvolveu o melhor pesado de todos os tempos da marca em território nacional, o IVECO S-WAY, que conta com um verdadeiro pacote personalizado de soluções e tem como público-alvo frotistas e autônomos. O modelo será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas, MG. A chegada do IVECO S-WAY será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina, acrescenta que o lançamento posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país.

“O IVECO S-WAY traz um DNA próprio totalmente focado nas principais necessidades dos clientes e na severidade das missões do transporte de cargas. Junto com os clientes começamos a trilhar novos caminhos para um transporte cada vez mais sustentável. O caminhão é um marco para a IVECO e para o mercado, e temos certeza que é melhor opção para o frotista e autônomo que buscam tecnologia de ponta e rentabilidade na operação. Se trata do melhor pesado já desenvolvido pela marca em todos os tempos”, completa Brandão.

“Os pesados têm grandes volumes comerciais, seja para o escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, ou para o transporte rodoviário de cargas em geral. O IVECO S-WAY será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, complementa, agora, Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO.

Características

Entre as características do lançamento estão: novo powertrain, homologado para a nova norma de emissão de poluentes Proconve P8, foi desenvolvido para gerar máxima performance e economia proporcionando até 15% de redução de consumo de combustível, patamar inédito no mercado, segundo a montadora; nova geração de conectividade, que oferece um pacote de serviços completo com integração entre veículo, motorista e frotista que irá proporcionar um novo nível de controle, previsibilidade e rentabilidade para os clientes; central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e lanternas e faróis full LED direcionais & DRL – o LED proporciona melhor condição em qualquer ambiente: noite, dia, chuva e neblina.

O novo caminhões é apresentado com dois modelos de cabine: AS, com 2,5 m de largura, e AT, com 2,3 m de largura. Possui espaço interno que torna a cabine a casa e o escritório para o motorista; cabine totalmente reprojetada com nova identidade visual; nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna

Um capítulo à parte na tecnologia do IVECO S-WAY é o exclusivo e inovador Way App – aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções.

Sustentabilidade e rentabilidade

O IVECO S-WAY é o pontapé inicial da IVECO no segmento de pesados para o cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8), que visa reduzir a emissão de poluentes para veículos comerciais pesados a partir de 2023 (+ 50% de redução de material particulado e +80% de redução de NOx) e promover o desenvolvimento tecnológico nacional da indústria automotiva.

Um dos principais destaques para atingir a nova legislação é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total, o que proporciona um grande benefício para o veículo. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. É um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

A calibração motor/transmissão também é fundamental para esse processo. “O Cursor 13 e a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, a melhor do segmento, formam um conjunto perfeito para o IVECO S-WAY alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. O novo sistema IVECO Drive, que auxilia o motorista na otimização da condução econômica, também tem um papel importante no projeto”, acrescenta Coelho.

A transmissão do IVECO S-WAY foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Conectividade em benefício do cliente

A conectividade já é realidade no transporte de cargas com sistemas de telemetria e gestão de frota que proporcionam uma série de benefícios para o transportador. A IVECO levou em conta esse fator e lança, a partir do IVECO S-WAY, a plataforma IVECO ON, serviço integrado que tem como objetivo maximizar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo.

Um dos pontos de destaque é a possibilidade de assistência técnica remota que permite corrigir possíveis falhas e atualizar o veículo a distância, diretamente do Control Room (sala de monitoramento) da marca. Pela central multimídia, o cliente se conecta na central de comando da IVECO e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo.

“Estamos desenvolvendo soluções que integrem parceiros logísticos em uma única plataforma, fazendo com o veículo esteja conectado nesse ecossistema de serviços. O objetivo é auxiliar os clientes a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro percorrido por meio da conectividade. Com o histórico dos dados, é possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados para a sua realidade”, explica Carlos Tavares, diretor de Serviços ao Cliente da IVECO para a América Latina. No portal do cliente IVECO ON, o operador pode monitorar, por exemplo, o consumo de combustível do veículo e o estilo de condução individual de cada motorista, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho da frota através de uma série de recursos: monitoramento dinâmico; dados históricos e comparativos; tutoriais; download de detalhes por veículo/condutor; painel do cliente para monitoramento do consumo de combustível da frota; mapa de veículos dedicado por missão para verificar as rotas percorridas.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg