Infraero e Itaipu Parquetec firmam parceria para modernizar aeroportos regionais no Paraná

Infraero e Itaipu Parquetec firmaram um protocolo de intenções para promover a modernização da operação aeroportuária no Paraná. O acordo foi assinado na quinta-feira, 12 de junho, com a presença de representantes das duas instituições, incluindo o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, e o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo.

A parceria estabelece diretrizes para um programa de cooperação técnica e institucional, voltado à gestão e desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária. O foco principal será a realização de estudos e levantamentos que contribuam para a gestão eficiente dos aeroportos públicos do estado.

Infraero e Itaipu Parquetec firmam parceria para modernizar aeroportos regionais no Paraná

Segundo Barzellay, o acordo tem um potencial transformador, sobretudo no contexto da aviação regional. Ele explicou que, apesar das diferenças regionais, os aeroportos enfrentam desafios comuns. “Temos uma oportunidade fantástica nessa união entre a Infraero e o Itaipu Parquetec, justamente por conta desses desafios comuns enfrentados pelos aeroportos regionais”, afirmou.

Entre os principais objetivos, está a ampliação do acesso da população ao transporte aéreo, inclusive para situações críticas, como o atendimento em saúde. Para isso, será fundamental o investimento em tecnologia e na modernização dos aeródromos existentes.

Barzellay destacou ainda que a iniciativa busca unir esforços, recursos e pessoas em benefício não apenas do Paraná, mas também de outras regiões do Brasil. A estratégia combina a experiência técnica da Infraero com a atuação inovadora do Itaipu Parquetec, buscando soluções sustentáveis e integradas.

O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, reforçou a importância do acordo e a convergência de objetivos entre as instituições. “É uma alegria firmar esse acordo com uma empresa tão importante na história do Brasil, que tem experiência e conhecimento consolidados. Entramos nesse setor com o olhar voltado para o desenvolvimento de negócios, tecnologias e soluções que possam ser embarcadas nesse processo”, declarou.

A parceria também pretende impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico e logístico do estado, por meio do fortalecimento da malha aeroportuária regional. A cooperação técnica entre as duas entidades deve permitir o compartilhamento de experiências e recursos, além da criação de novos projetos de infraestrutura.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Aeroportos
Como os aeroportos brasileiros podem superar gargalos de infraestrutura, modernizar a logística e integrar modais para se tornarem hubs globais no transporte de cargas gerais e farmacêuticas, com segurança, eficiência e compliance regulatório?
Aeroportos sob pressão: os desafios e oportunidades no transporte de cargas gerais e farmacêuticas no Brasil
BH Airport encerra 1º trimestre com recorde em movimentação de passageiros e carga
RIOgaleão promove ação de Black Friday no Embarque Doméstico
RIOgaleão reduz tempo médio de permanência das cargas em 16%; veja ganhadores do prêmio de eficiência logística 2023
Ethiopian Airlines inaugura primeiro centro de logística e e-commerce no Bole International Airport
Aeroporto de Curitiba tem nova rota cargueira da Europa

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid