Importadores buscam regimes especiais aduaneiros para adequar suas operações ao período da pandemia

23/06/2020

Com a alta do dólar e a menor demanda no mercado provocadas pela pandemia do novo coronavírus, importadores buscam adaptar suas operações para enfrentar da melhor forma esse período. “Essas empresas enxergam nos regimes aduaneiros especiais uma saída para equilibrar o seu fluxo de caixa”, afirma Rodrigo Rocha, gerente comercial nos Centros Logísticos da Wilson Sons. Ainda de acordo com ele, estas “são soluções que oferecem a flexibilidade necessária num momento tão desafiador”.

Rocha destaca que um dos regimes especiais mais procurados é o de Entreposto, em que os importadores conseguem fazer o desembaraço das cargas de forma fracionada. Dessa forma, a empresa posterga os custos de nacionalização dos produtos para quando houver novamente demanda. As mercadorias podem ficar armazenadas até dois anos sem pagar impostos.

No terminal alfandegado do Centro Logístico da Wilson Sons em Santo André, São Paulo, os segmentos com maior procura pelos regimes especiais aduaneiros são os de maquinário, manufaturados, life science (equipamentos médicos e farmacêuticos), eletroeletrônicos, químicos, life style (roupas e acessórios), bens de consumo e cosméticos.

Entre os serviços oferecidos na unidade está o gerenciamento da remoção e devolução dos contêineres, que garante a não incidência de demurrage (indenização diária devida ao transportador, caso o importador permaneça com o contêiner por um período superior ao tempo acordado).

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
UpFlux aponta compras corporativas como grande oportunidade para gerar retorno financeiro com IA
Manaus sediará encontro nacional sobre descarbonização portuária em novembro
FedEx abre vagas para Operador de Serviço Logístico em Serra (ES), Cajamar (SP) e Extrema (MG)
Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029
Avanço dos carros elétricos amplia pressão por minerais essenciais à produção de alimentos
Gestão de Fretes: Ciência e Resiliência — O novo e-book de Adriana Bueno

As mais lidas

01

Avanço dos carros elétricos amplia pressão por minerais essenciais à produção de alimentos

02

Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029

03

Manaus sediará encontro nacional sobre descarbonização portuária em novembro