Hamburg Süd lança projeto piloto inovador com a Electrolux no porto chileno de Iquique

15/03/2017

A Hamburg Süd e seu cliente sueco Electrolux lançaram um projeto piloto para reduzir as emissões de dióxido de enxofre no Porto de Iquique, no Chile. Para operar os motores auxiliares e as caldeiras durante as escalas, o navio “Santa Clara” (7.154 TEU) utilizou, nos dias 1º e 2 de março, o gasóleo naval de alto grau (MGO) em substituição ao óleo pesado convencional (HFO). Graças ao menor teor de enxofre do MGO, cerca de 95% das emissões de dióxido de enxofre foram proporcionalmente reduzidas para a carga da Electrolux neste porto.

“A inovação do projeto não está exatamente na mudança de combustível em si, que já é obrigatória nos mares do Norte e Báltico, bem como nas Áreas de Controle de Emissões da América do Norte. A novidade é que os dois lados estão assumindo despesas adicionais e custos mais altos para tornar a cadeia de valor agregado mais sustentável. Com esta abordagem, as empresas estão entrando em território inexplorado e dando um exemplo para soluções na navegação mais favoráveis ​​ao meio ambiente”, ressalta Dr. Ottmar Gast, presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd.

“Durante os últimos cinco anos, os parceiros logísticos da Electrolux conseguiram reduzir as emissões de carbono em 35%. O próximo passo, como parte do projeto de sustentabilidade “For The Better” (em português “Para o Melhor”), é reduzir os níveis de óxidos de enxofre nos portos que carecem de regulação. Estamos começando no Chile”, diz Tomas Dahlman, diretor da Electrolux Global Energy Strategies.

A ideia do projeto surgiu de uma força-tarefa dos membros do Clean Cargo Working Group (CCWG). A mudança de combustível em Iquique representa a primeira fase deste projeto piloto. O próximo passo será estendê-lo a outros portos no Chile, México e Peru.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Fulwood anuncia expansão do Infinity Business Park em Extrema (MG) com novos galpões e mais de 800 vagas de emprego
Buslog inaugura nove lojas em outubro e acelera plano de expansão nas regiões Sul e Sudeste
Tecnologia semiautônoma da VLI economiza mais de 4 milhões de litros de diesel e evita emissão de 9,3 mil toneladas de CO₂
Mulheres ampliam presença no transporte rodoviário de cargas, mas liderança e operação ainda enfrentam barreiras
CENTRONAVE alerta para riscos no transporte marítimo em Manaus e defende adoção da sobretaxa de seca
Distribuição de canetas emagrecedoras pelo SUS acende alerta para a gestão da cadeia do frio

As mais lidas

01

Operadores Logísticos movimentam R$ 247 bilhões em 2025 e avançam na adoção da multimodalidade

02

Brasil precisa adaptar infraestrutura portuária para receber navios porta-contêineres gigantes

03

CENTRONAVE alerta para riscos no transporte marítimo em Manaus e defende adoção da sobretaxa de seca