Em um esforço para melhorar as opções de transporte de cargas farmacêuticas, o grupo LATAM e a Delta Cargo anunciam uma colaboração ampliada com mais alternativas de rotas entre a América do Norte e a América do Sul. As companhias estão trabalhando para integrar a sua rede para transporte de fármacos, que agora contará com 26 estações conjuntas disponíveis dentro de seu alcance geográfico de colaboração.
Este é um marco na joint venture entre a Delta Air Lines e a LATAM, pois oferecerá aos clientes o benefício de uma colaboração ampliada entre as companhias aéreas em mais rotas, com pontos de transferência em Atlanta (ATL), Nova York (JFK) e Miami (MIA), facilitando assim o movimento da carga farmacêutica entre a América do Norte e a América do Sul, e garantindo que esses produtos sensíveis cheguem aos seus destinos de maneira mais rápida e confiável.
Os clientes de ambas as companhias agora poderão acessar uma rede de carga combinada que abrange mais de 300 destinos nos Estados Unidos/Canadá e na América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai).
Graças à integração dos principais hubs estratégicos para o transporte de carga farmacêutica, estes clientes se beneficiarão de um crescimento significativo das suas redes de transporte de produtos farmacêuticos. A Delta Cargo expandiu sua rede de estações Pharma em 36,8%, adicionando novas estações em Miami (MIA) e Curitiba (CWB). Enquanto isso, o grupo LATAM aumentou sua rede de estações para transporte de fármacos em 52,9% ao integrar estações da Delta em Detroit (DTW) e Filadélfia (PHL). Essa expansão aumenta significativamente a conectividade para os clientes entre a América do Norte e a América do Sul, oferecendo mais opções de rotas, mais capacidade e tempos de deslocamento otimizados.
“Graças a essa união, fortalecemos nossa rede e proporcionamos aos clientes do setor farmacêutico uma maior quantidade de opções para diversificar origens e destinos, assegurando que esses produtos críticos cheguem com a máxima segurança e eficiência”, comenta Andrés Varela, diretor Comercial da América do Norte e Ásia no LATAM Cargo Group.
Por sua vez, Peter Penseel, presidente da Delta Cargo, acrescenta:“ao expandir nossa rede farmacêutica conjunta, não apenas estamos oferecendo mais opções aos nossos clientes, mas também garantindo que os suprimentos médicos vitais cheguem aos seus destinos com máxima confiabilidade e rapidez. Este marco é um testemunho de nossa visão compartilhada de fornecer um serviço superior aos nossos clientes mútuos em toda a América do Norte e do Sul”.
Tanto o LATAM Cargo Group quanto a Delta Cargo receberam recentemente a recertificação CEIV Pharma do Centro de Excelência para Validadores Independentes (CEIV) da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o que reforça o compromisso das companhias em manter os mais altos padrões no transporte farmacêutico, assegurando uma melhoria contínua e um sólido marco operacional para o manuseio e gestão da carga.
Cadeia de frio
Ao longo de 2023, o grupo LATAM atualizou e melhorou suas instalações de cadeia de frio em Miami, um dos centros de carga mais importantes da companhia e que representa um dos maiores armazéns refrigerados do Aeroporto Internacional de Miami. A LATAM realizou uma atualização tecnológica integral de todos os equipamentos existentes em seus armazéns, juntamente com melhorias significativas em portas e empilhadeiras elétricas para garantir a ótima entrega de produtos que requerem um controle preciso de temperatura.
A Delta Cargo também conta com instalações de cadeia de frio de ponta em toda a sua vasta rede, incluindo refrigeradores de grande capacidade em Atlanta (ATL) e uma nova instalação de armazenamento refrigerado inaugurada em 2023 em Nova York (JFK), ambas com câmaras específicas de temperatura e capacidades de contêineres ativos. As instalações também receberam a prestigiosa certificação CEIV Pharma, o que demonstra o compromisso da Delta Cargo com a excelência na logística farmacêutica.