Geotab viabiliza redução de colisões por meio insights preditivos de IA com Safety Center

19/11/2024

A Geotab, líder global em soluções de transporte conectado, lançou o Safety Center em fevereiro de 2024. Em apenas quatro meses, até julho, os clientes que adotaram essa solução registraram uma redução de 5,5% nas taxas de colisão. Aproveitando esse sucesso, a companhia passa a oferecer uma nova tecnologia de detecção de colisões, que utiliza inteligência artificial e dados avançados para aprimorar ainda mais os insights preditivos.

No Brasil, segundo dados do Painel de Sinistros de Trânsito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, foi registrado um um aumento de aproximadamente 21% no número de sinistros entre janeiro e julho de 2024 em comparação ao mesmo período de 2020. Neste ano, as principais causas de acidentes estão relacionadas a maus comportamentos de condução, como falta de atenção, desobediência à sinalização e ultrapassagem indevida. Esse valor é um indicativo de que as medidas de segurança precisam ser reforçadas para acompanhar o crescimento da frota e das soluções de mobilidade no país.

“O aumento nos sinistros é um alerta claro de que precisamos intensificar as medidas de segurança e investir em tecnologias preditivas para proteger as pessoas no trânsito. Na Geotab, estamos comprometidos em usar nossa expertise em IA e dados para fornecer soluções avançadas que ajudem nossos clientes a reduzir acidentes e salvar vidas”, destaca Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil.

Com base na sólida experiência da Geotab em modelos de inteligência artificial e na coleta de dados de 4,3 milhões de veículos conectados em todo o mundo, a empresa está aprimorando seus modelos de aprendizado de máquina por meio da nova tecnologia de detecção de colisões. Isso resulta em análises preditivas e na detecção de colisões mais sofisticadas, equipando as frotas com percepções de dados que ajudam a identificar e reduzir incidentes.

A nova tecnologia da Geotab detecta e categoriza com precisão as colisões, diferenciando entre incidentes menores (de 1,5 a 2,5 Gs) e maiores (2,5 Gs ou mais). Colisões menores, que geralmente passam despercebidas, agora podem ser monitoradas, permitindo que os gerentes de frota realizem a manutenção necessária e resolvam possíveis problemas que comprometam a segurança nas estradas, evitando consequências futuras. Independentemente da gravidade, as colisões impactam a segurança do motorista, o desempenho do veículo e os custos de manutenção. A detecção de colisões precisa e quase em tempo real possibilita respostas rápidas, agiliza o processo de reclamações e ajuda a identificar as causas dos incidentes, permitindo a implementação de medidas preventivas, como treinamento de motoristas e ajustes nas rotas.

“O Safety Center da Geotab muda o foco da reação a incidentes para a prevenção proativa deles”, analisa Sabina Martin, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da Geotab. “Embora os scorecards de segurança tenham demonstrado uma melhora na pontuação dos motoristas, a relação com a redução de colisões não era clara, um desafio do mundo real que nossos clientes nos pediram para resolver.  A combinação de percepções quase imediatas e preditivas proporciona um aprendizado aprimorado a partir de incidentes históricos, identificação de riscos e melhores oportunidades de ação preventiva. Esses avanços inovadores ajudarão a melhorar a segurança dos motoristas e os resultados de desempenho.”

Para saber mais sobre o conjunto de soluções de segurança da Geotab, acesse a página sobre relatórios de segurança do motorista.

Compartilhe:
Veja também em Case
Cathay Cargo adota tecnologia de rastreamento da Descartes para garantir transporte seguro de pandas
Florarte atinge 98% de pontualidade nas entregas e reduz custos operacionais com soluções de transporte e logísticas da Jamef
BV Magazine reduz custos de frete em 50% com automação da gestão logística
inDrive atinge ROI de 1.377% e aumenta lucratividade com plataforma de inteligência de fraude da SHIELD
Silos de grãos: nova tecnologia aumenta segurança em zonas explosivas
Levitare reduz em 37% o índice de ruptura com soluções da Neogrid

As mais lidas

Nada encontrado