Amazonas tem R$ 1,25 bilhão em obras navais contratadas com recursos do Fundo da Marinha Mercante

A indústria naval do Amazonas atravessa um período de expansão impulsionado pelos investimentos do Fundo da Marinha Mercante (FMM). O estado soma atualmente R$ 1,25 bilhão em financiamentos contratados, destinados a 194 obras navais em andamento, entre a construção de embarcações e outras estruturas voltadas ao transporte fluvial. Esses contratos refletem o fortalecimento da logística regional e da navegação interior, eixo essencial de transporte e abastecimento das comunidades amazônicas.

Além dos projetos já contratados, o estado teve R$ 511,6 milhões aprovados em 2025 nas reuniões do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), órgão vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). As novas aprovações contemplam 88 empreendimentos voltados à construção de barcaças graneleiras, balsas-tanque, empurradores fluviais, diques flutuantes e outros equipamentos, com potencial de gerar mais de 2 mil empregos diretos no setor.

Amazonas tem R$ 1,25 bilhão em obras navais contratadas com recursos do Fundo da Marinha Mercante

Investimentos do Fundo da Marinha Mercante fortalecem a navegação interior

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância estratégica da navegação fluvial para o estado. “A navegação é o principal eixo de integração do Amazonas. Esses recursos vão fortalecer a indústria naval, gerar emprego e renda, melhorando a vida das pessoas que utilizam os rios para se locomover e transportar sua produção”, afirmou.

A atuação do FMM movimenta toda a cadeia produtiva local, desde estaleiros e oficinas de manutenção até o fornecimento de motores, peças e serviços técnicos. Essa dinâmica contribui para a geração de empregos, o estímulo à economia e o aumento da eficiência no escoamento da produção agrícola, mineral e industrial da região.

Obras e projetos navais em andamento no Amazonas

Entre os projetos aprovados em 2025, destacam-se barcaças graneleiras para transporte de grãos e cargas a granel, balsas-tanque e balsas petroleiras para transporte de combustíveis, empurradores fluviais, balsas-guindaste, diques flutuantes e estações flutuantes para apoio técnico e manutenção, além da modernização e docagem de rebocadores portuários.

Esses empreendimentos ampliam a oferta de transporte fluvial e modernizam a infraestrutura de apoio, aumentando a segurança e a eficiência das operações de navegação.

Desenvolvimento sustentável e integração regional

De acordo com o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, o Amazonas é hoje um exemplo do impacto positivo da navegação interior. “Cada embarcação construída significa mais conectividade, mais empregos e mais oportunidades para a população ribeirinha”, declarou.

O crescimento das obras no estado está alinhado às diretrizes do governo federal, que busca valorizar a navegação interior como vetor de desenvolvimento sustentável da Amazônia. Essa política visa reduzir custos logísticos, ampliar a integração regional e promover inclusão produtiva para as comunidades que dependem dos rios como principal meio de transporte e subsistência.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Transporte marítimo
Novo entendimento da ANTAQ sobre demurrage busca corrigir cobranças abusivas e reduzir a judicialização
Novo entendimento da ANTAQ sobre demurrage busca corrigir cobranças abusivas e reduzir a judicialização
Nordeste avança na movimentação de cargas nos portos públicos
Nordeste avança na movimentação de cargas nos portos públicos
Wilson Sons inaugura centro de treinamento com simulador de manobras
Wilson Sons inaugura centro de treinamento com simulador de manobras em Santos (SP)
Embarcações a hidrogênio verde da GWM serão apresentadas na COP30 em Belém
Embarcações a hidrogênio verde da GWM serão apresentadas na COP30 em Belém
Porto do Açu testa biocombustíveis com OceanPact e Vast em iniciativa de descarbonização marítima
Porto do Açu testa biocombustíveis com OceanPact e Vast em iniciativa de descarbonização marítima
Estrela Logística reduz em 99% perdas de janelas no agendamento de navios com tecnologia Farol
Estrela Logística reduz em 99% perdas de janelas no agendamento de navios com tecnologia Farol

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste