Friozem inaugura centro logístico em Sapucaia do Sul (RS) no Ecoparque Lourenço & Souza

A Friozem, especializada em armazenagem, distribuição e transporte de produtos sob temperatura controlada, iniciou oficialmente sua operação em Sapucaia do Sul (RS). O investimento conjunto de R$ 100 milhões com o Ecoparque Lourenço & Souza marca uma nova fase para a empresa, que retoma o crescimento após as enchentes que afetaram suas unidades em Esteio, no ano anterior. O empreendimento consolida o Ecoparque como um dos principais polos logísticos da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo Fábio Galesi Fonseca, diretor-presidente da Friozem, a inauguração simboliza um processo de superação e reestruturação da companhia. “Sem dúvidas foi a pior tragédia na vida de muitas pessoas, e também para a Friozem, que em 47 anos de história nunca tinha passado por nada parecido. Isso nos trouxe muita força e superação para, junto com nossos colaboradores, clientes e fornecedores, darmos a volta por cima e voltarmos ainda mais fortes”, afirmou. Ele acrescenta que os dias sem operação geraram grande prejuízo financeiro, mas também impulsionaram a criação de uma estrutura mais moderna, eficiente e segura.

Friozem inaugura centro logístico em Sapucaia do Sul (RS) no Ecoparque Lourenço & Souza

Com 30 docas de operação e 28 mil posições pallet, a nova unidade foi projetada para alta capacidade de movimentação e flexibilidade. O espaço conta com sete câmaras frigoríficas reversíveis, que podem operar desde cargas climatizadas até produtos supercongelados, como sorvetes. “Nosso investimento está concentrado em infraestrutura e tecnologia. Nosso sistema de compressores e refrigeração modernos garantem maior potência e eficiência na geração de frio. Os compressores, condensadores e evaporadores são interligados em um sistema de automação, o que permite menor gasto de energia e menos impacto ambiental. E toda energia consumida vem de fontes renováveis”, explicou Fonseca. Ele destacou ainda que o contrato com o Ecoparque prevê uma ampliação em cinco anos, com a possibilidade de adicionar mais 10 docas e 10 mil posições pallet.

Localização estratégica favorece operação da Friozem

A localização foi um dos fatores decisivos para a escolha de Sapucaia do Sul. O Ecoparque Lourenço & Souza está a poucos metros da BR-116 e a cerca de 20 quilômetros de Porto Alegre, oferecendo fácil acesso às principais rodovias do estado. “Para uma empresa de logística como a nossa, a localização é fundamental. Escolhemos um município em cota mais elevada, com excelente infraestrutura, vias largas, pavimentação de qualidade e segurança. O Ecoparque oferece ainda áreas auxiliares completas, o que reforça nossa eficiência operacional e sustentabilidade”, afirmou Fonseca.

Ecoparque Lourenço & Souza consolida papel na economia regional

Para Filipe Christianetti, diretor de Negócios e Desenvolvimento do Ecoparque e CEO da Chico Imóveis, a chegada da Friozem é um marco para o complexo logístico. “A chegada da Friozem representa um momento muito importante e comprova a assertividade do nosso projeto em oferecer um espaço preparado para atender às demandas de empresas com foco em alto padrão de estrutura, tecnologia e eficiência”, disse. Ele destacou que o movimento reforça o planejamento estratégico de atrair operações que gerem valor agregado e consolidem o Ecoparque como referência em soluções logísticas de padrão internacional.

Atualmente, o Ecoparque Lourenço & Souza abriga 43 empresas e é o maior polo gerador de empregos e arrecadação fiscal de Sapucaia do Sul. “Nos posicionamos agora efetivamente como o maior polo empregador do município, com cerca de 1.500 colaboradores diretos e cerca de 4.000 considerando também os empregos indiretos — sendo 400 apenas relacionados à nova operação Friozem”, afirmou Christianetti.

De acordo com Vilmar Lourenço, sócio e diretor-presidente do Ecoparque, o momento representa uma nova etapa de expansão econômica regional. “Nosso projeto segue agora com o propósito de consolidar uma arrecadação pujante e crescente para Sapucaia do Sul. Também iremos buscar, com a atração de novas operações de fora do estado, alcançar um protagonismo ainda maior na economia gaúcha, contribuindo de forma significativa para o PIB do Rio Grande do Sul”, declarou.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Logística do Frio
Thermo Fisher Scientific amplia capacidade de fornecimento para ensaios clínicos no Brasil
Com investimento de R$ 5 milhões, Perfetto revoluciona transporte de sorvetes com inovação no sistema de congelamento de baús de caminhões
Combate ao desperdício no agro brasileiro: o papel fundamental da refrigeração na cadeia do frio
Mercado frigorificado no Brasil: Com desempenho diferenciado dentro da logística, tem crescido a níveis relevantes
Dia das Mães lança luz à importância da telemetria no transporte refrigerado de flores e chocolates
É obrigatório o transporte de medicamentos com controle de temperatura, afirma Anvisa

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid