Foton Caminhões inicia comercialização de seus primeiros veículos integralmente desenvolvidos e produzidos no Brasil

14/09/2017

A Foton Caminhões (Fone: 11 4595.7160) iniciou a comercialização ao mercado brasileiro de duas novas famílias de caminhões desenvolvidas especificamente para atender às necessidades de logística urbana e interurbana do País. Tratam-se dos veículos Minitruck, de 3,5 toneladas, e do caminhão leve, Citytruck, de 10 toneladas, e agora ambos “made in Brazil”.

Desenvolvidos pela engenharia brasileira da Foton Caminhões em cooperação com a engenharia da Foton chinesa, estes novos caminhões já estão em produção no Brasil com elevado índice de componentes nacionais. A empresa alugou uma linha completa da fabricante Agrale, de Caxias do Sul, RS, para agilizar a nacionalização de seus produtos.

“Este é um importante marco na história da Foton no Brasil uma vez que, a partir de agora, já temos produtos nacionais e que podem ser beneficiados pelo programa Finame”, comemora Luiz Carlos Mendonça de Barros, CEO da Foton Caminhões, empreendedor que trouxe a marca para o Brasil em 2010.

Ainda segundo Mendonça de Barros, com as famílias Minitruck e Citytruck, a Foton Caminhões traz ao mercado brasileiro alternativas de veículos para transporte de cargas com características técnicas inovadoras e únicas. “Além disso, a marca também cria um novo subssegmento, o do minicaminhões – Minitrucks – veículos robustos e com configurações adequadas para atender com mais eficiência o transporte urbano de cargas mais volumosas e com mais peso.”

Os novos modelos nacionais das duas famílias Foton são configurados com itens de série, como ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas das portas, rádio com MP3/USB, defletor de teto e embreagem servo-assistida.
Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto da Foton Caminhões, destaca que, com elevado diferencial técnico, itens de segurança e conforto e conteúdos exclusivos, os novos caminhões se posicionam na categoria Premium e não encontram similares em seu segmento competitivo. “Tanto os modelos Minitruck 3.5-12 DT e 3.5-14 ST/DT como o Citytruck 10-16 chegam para estabelecer um novo patamar dos veículos Premium para a distribuição urbana de carga, VUC e transportes de curta e média distância”, diz Sirolli.

Minitruck
A família Minitruck terá três diferentes versões com capacidade de carga de 3.500 kg. São os modelos Foton Minitruck 3.5-12 DT com entre-eixos de 2.600 mm, o Foton Minitruck 3.5-14 ST com entre-eixos de 3.360 mm e rodado simples e o Foton Minitruck 3.5-14 DT com entre-eixos de 3.360 mm e rodado duplo no eixo traseiro.
Conforme explica Leandro Gedanken, diretor de engenharia da Foton Caminhões, os modelos Minitruck são uma exclusividade da Foton Caminhões no mercado brasileiro, uma vez que estes veículos, embora classificados como comerciais leves, o que os coloca na categoria “caminhonete”, receberam reforços de estrutura e características tipicamente comuns nos caminhões de maior porte. “O Foton Minitruck é um veículo comercial leve que foi desenvolvido e construído para dotá-lo com características tipicamente observadas nos caminhões de maior porte”, diz Gedanken.

Os novos modelos de comerciais leves da Foton possuem características exclusivas como cabine basculante, quadro do chassi em perfil escada com uso de longarinas e eixo dianteiro com viga forjada em perfil “I”.

Citytruck
Segundo Sirolli, com o Foton Citytruck 10-16 a empresa criou o caminhão leve com a maior capacidade de carga útil e a maior capacidade de carga no eixo dianteiro do País: 3.600 kg. “A Foton Caminhões introduziu neste produto diversas inovações tecnológicas que permitiram ao veículo ter a maior capacidade de carga técnica – 10.700 kg – dos caminhões com PBT que vão de 6 a 11 toneladas. Estas características devem facilitar as implementações de caminhões de bebidas. Além disso, sua capacidade técnica torna-o o caminhão leve com maior capacidade deste segmento.”

Também com este modelo, a marca estreia em um dos segmentos mais competitivos do País, que é o de caminhões leves com alta capacidade de carga, na faixa de 10 toneladas de PBT.

O novo Foton é equipado com motor Cummins ISF 3.8 I com potência de 161 cv a 2600 RPM que atende com folga a legislação PROCONVE P7. O motor, com injeção eletrônica common rail, faz tratamento dos gases pelo sistema de pós-tratamento SCR.

Sirolli reforça que a transmissão ZF 6S 500 complementa o trem de força de alta confiabilidade do Foton Citytruck 10-16. “Trata-se de uma caixa de seis velocidades, com overdrive, uma exclusividade de série dos veículos da Foton Caminhões. Esta transmissão oferece ao motorista um excelente escalonamento de marchas, sem gaps entre as trocas, permitindo uma condução precisa e confortável”, afirma. A caixa também está preparada para receber tomada de força conforme necessidade do implemento.

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