A Ford iniciou um projeto piloto em parceria com a Hermes, uma das maiores empresas de encomendas do Reino Unido, que usa o veículo do cliente como ponto de entrega – veja o vídeo. Optando pela “Entrega Segura no Veículo” os pacotes são depositados diretamente no porta-malas do carro, que é aberto e fechado por meio do aplicativo FordPass.
O objetivo é oferecer mais conveniência nas compras online, que continuam crescendo e já respondem por 30% das vendas no varejo no Reino Unido. Além de facilitar a vida das pessoas que retornaram ao trabalho presencial e não estão mais em casa para receber as encomendas, o sistema atende quem está em home office e não quer ser interrompido para atender a porta.
A novidade agiliza também o trabalho dos entregadores, que ficam livres de tocar campainhas, subir escadas ou encontrar um vizinho para receber o pacote quando ninguém atende.
Como funciona
Lançado este mês em áreas selecionadas do Reino Unido, o novo serviço permite entregas em veículos estacionados a até 300 metros do endereço residencial do cliente, excluindo estacionamentos de vários andares ou fechados. Com a expansão do piloto, a ideia é ampliar o atendimento para outros endereços e incluir também a devolução de mercadorias no veículo.
Quando o entregador chega a 300 metros do destino, a localização exata do veículo do cliente é exibida no aplicativo da Hermes, que gera um token único para o destravamento do porta-malas. Se depois da entrega ele não conseguir trancar o veículo, este se trava automaticamente após certo tempo.
Todos os comandos remotos são ativados por permissões dadas pelo cliente via FordPass. Se o veículo estiver a mais de 300 metros do endereço indicado ou o pacote for muito grande para caber no porta-malas, a entrega é feita na residência.
A parceria da Ford com a Hermes nessa área inclui também um software inteligente que combina entregadores a pé e vans para entregas urbanas e um programa de pesquisa de veículos autônomos.
“Estamos buscando junto com a Hermes formas de entrega mais seguras e eficientes para atender o crescimento das compras online. Transformar o veículo em um ponto de entrega é extremamente conveniente para o cliente, que recebe o pacote onde e quando quiser”, diz Mark Harvey, diretor de Conectividade Empresarial da Ford Europa.