Ford apresenta três novos modelos da Transit na Fenatran

11/11/2022

A Ford está apresentando na Fenatran três novas versões da Transit que chegam ao mercado em 2023: Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica.

A diversificação da oferta de modelos da van faz parte da estratégia da Divisão de Veículos Comerciais da Ford no Brasil para aumentar a sua participação nesse segmento, que tem sido um dos destaques da indústria.

“O segmento de vans está em expansão, principalmente com as mudanças dos hábitos de compra do consumidor e o comércio eletrônico, que teve um salto de quase 70% no Brasil em 2020 e avançou mais 30% em 2021”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “As novas versões da Transit vão nos colocar em importantes subsegmentos nos quais não atuamos hoje, incluindo o de chassis que representa 40% do mercado de vans, para ampliar a participação da linha.”

A Ford iniciou a venda da Transit no Brasil no final de 2021, com a versão de passageiros, minibus, e em abril deste ano lançou o modelo Furgão – ambos produzidos no Uruguai, em parceria com a Nordex. O resultado conquistado no mercado nesses 12 meses é comemorado pela empresa.

“A Ford é a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros, a Transit Minibus chegou a 12% de participação, com picos de 17%. E a Transit Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em apenas sete meses”, destaca Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

Primeira van automática

A Transit Automática será a primeira van a oferecer esse tipo de transmissão no Brasil, com uma proposta focada na eficiência e produtividade do transporte. Entre outras vantagens, a Transit Automática ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota, junto com o sistema auto start-stop, exclusivo na categoria e oferecido de série em toda a linha. A van sem pedal de embreagem chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, para 15 e 18 passageiros e vidrada, e furgão longo, com capacidade de 12,4 m3.

Já a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg e 4.700 kg de PBT. Ela tem capacidade de carga de até 2.600 kg e pode ser usada em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.

E-Transit 100% elétrica

A eletrificação é outra grande aposta da Ford, com a chegada da E-Transit, van elétrica que já é sucesso no mercado norte-americano e na Europa. Ela começa a ser oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga, de modo a entregar a melhor opção de negócio.

A E-Transit 100% elétrica tem tração traseira e tecnologia embarcada de série para minimizar os riscos de paradas imprevistas e maximizar a produtividade. A sua bateria de íons de lítio tem 68 quilowatts e proporciona uma autonomia máxima de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. Ela pode ser carregada tanto em corrente contínua, de modo rápido, como em corrente alternada. A bateria instalada no assoalho e outras soluções de design preservam o espaço para carga, assim como a durabilidade e a facilidade de modificação. Outra vantagem é o custo total de operação 40% menor, por ter menor quantidade de peças de desgaste e utilizar energia elétrica.

Conectividade de série

As novas versões da Transit, assim como toda a linha, virão com conectividade embarcada de fábrica, tecnologia que diferencia a van da Ford no segmento. A conectividade permite oferecer serviços exclusivos que antecipam possíveis ocorrências e garantem maior agilidade no atendimento, entregando mais produtividade e menor custo de operação para o cliente comercial. Além da localização do veículo, agendamento de serviços online e geração de indicadores para o negócio, a conectividade viabiliza a assistência remota, com o acompanhamento preventivo inteligente e a assistência técnica em conferência.

“Além do acesso a informações e comandos remotos, o modem embarcado gera dados do veículo em tempo real que são gerenciados no nosso centro de produtividade. Isso facilita a administração da frota e também agiliza a manutenção, gerando um histórico detalhado dos diagnósticos e serviços feitos no veículo”, diz Golfarb.

Assinatura de veículos comerciais

A Ford começa a oferecer o seu serviço de carros por assinatura Ford Go também para clientes comerciais, com modelos da Ranger e da Transit. Ele está disponível para clientes individuais até grandes frotistas, com contratos de 12, 24 ou 36 meses de duração e rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km por mês. Os modelos disponíveis da Transit são a Minibus, para 15 ou 18 passageiros, e Furgão de 10,7 e 12,4 m3. Já a Ranger é oferecida nas versões XL, XLS e XLT.

“A vantagem principal do serviço de assinatura é o cliente montar a sua frota sem comprometimento de capital, que assim pode ser investido em outras áreas chaves do negócio”, diz Lastra. “A assinatura permite também um melhor gerenciamento e operação de custos, com previsibilidade.” Como diferenciais para o cliente, o Ford Go oferece simplificação de registro, documentação e seguro, com uma jornada digital, e ganho de tempo na manutenção, que é feita diretamente pela Rede Ford.

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