FNS amplia frota de vagões em quase 10%

04/04/2018

A VLI, empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, está investindo na ampliação da frota de vagões utilizadas na Ferrovia Norte-Sul com a aquisição de 240 unidades da fabricante Greenbrier Maxion. Divididas em dois lotes, 238 unidades do modelo Hopper – HFT entraram em operação este mês. Dois vagões com entrega prevista para julho são do modelo Hopper – HTT e serão testados pela empresa no trecho.

O investimento está alinhado à estratégia de alavancar o corredor logístico Centro-Norte e vai aumentar a agilidade no escoamento dos grãos que saem do interior do país, passam pelos Terminais Integradores de Porto Nacional ou Palmeirante, em Tocantins, e seguem até Porto do Itaqui, em São Luís (MA).

Os modelos Hopper são utilizados para transporte de grãos, açúcar, milho, soja, farelo, entre outros. Dotadas de um sistema de carga e descarga mais eficiente, as unidades novas também possuem o sistema “motion control” de alto desempenho, que reduz o atrito entre as rodas e o trilho, gerando menor consumo de combustível e menos desgaste.

Capacidade e eficiência

O corredor logístico Centro-Norte passa a contar com quase 2.900 vagões, sendo o Hopper o modelo mais utilizado. De 2015 para cá, a frota utilizada na Ferrovia Norte-Sul foi quadruplicada.

A VLI movimentou volume recorde de grãos em 2017 no corredor alcançando 5,8 milhões de toneladas ante 4,2 milhões registrados em 2015. O desenvolvimento de novas demandas agrícolas nas áreas do Matopiba, nordeste do Mato Grosso, sul do Pará e norte de Goiás é acompanhado pela empresa. “O plano de negócios da VLI tem um olhar especial para essa região. Apostamos no fomento dessa fronteira agrícola e avançamos nos últimos anos para dar suporte a todo crescimento. Aportes como esse reforçam o conceito de integração entre modais, capacidade e eficiência em toda a operação”, ressalta Fabiano Rezende, gerente do Corredor Centro-Norte da VLI.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Aliança Navegação lança armazenagem pré-embarque e amplia resiliência na cabotagem
Aliança Navegação lança armazenagem pré-embarque e amplia resiliência na cabotagem
Parceria entre Vports, VLI e Multilift cria rota logística para ferro-gusa no Espírito Santo
Parceria entre Vports, VLI e Multilift cria rota logística para ferro-gusa no Espírito Santo
Azul Cargo vai ampliar rota internacional com voo direto entre Campinas e Lima
Azul Cargo vai ampliar rota internacional com voo direto entre Campinas e Lima
SETCEPAR aponta alta do diesel e pressão regulatória no transporte rodoviário no primeiro trimestre de 2026
SETCEPAR aponta alta do diesel e pressão regulatória no transporte rodoviário no primeiro trimestre
Comércio exterior brasileiro cresce 7,1% no primeiro trimestre, segundo dados da Secex/MDIC
Comércio exterior brasileiro cresce 7,1% no primeiro trimestre, segundo dados da Secex/MDIC
Automação exige base estrutural precisa para entregar desempenho, afirma diretor da ISMA
Automação exige base estrutural precisa para entregar desempenho, afirma diretor da ISMA

As mais lidas

Nada encontrado