Flash Courier prevê crescimento de 53% em 2019

21/01/2019

A Flash Courier planeja crescer 53% em 2019. A projeção é ainda maior que a ascensão de 40% registrada em 2018, quando a empresa realizou mais de 18 milhões de entregas. De acordo com o CEO da empresa, Guilherme Juliani, quatro pontos devem sustentar o forte crescimento da companhia este ano: a expansão para operação logística e distribuição de produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a manutenção da liderança no segmento bancário, fortes investimentos em tecnologia e inovação, e a adaptação às novas exigências do governo.

Referente à operação com produtos certificados pela ANVISA, o executivo explica que, em um primeiro momento, o foco será em suprimentos alimentares, amostras grátis, dermo cosméticos e correlatos. “Há uma demanda reprimida visível, fato inclusive compreensível dada à complexidade desse tipo de operação. Estamos trabalhamos duro para nos adequar a todas as normas exigidas e entender todas as especificidades desse mercado. Esperamos que até o final de 2019, esse segmento represente 10% do faturamento total da empresa”, afirma.

Juliani acrescenta ainda que a entrada nesse mercado é parte de uma estratégia macro de médio e longo prazo e que a ideia é ampliar os serviços gradualmente para entrega de remédios e correlatos até 2021. “Esse tipo de operação exige que a adequação física e dos processos sejam realizadas por um farmacêutico local em cada uma das cidades que atendemos. É um processo lento e foco em qualidade é fundamental”, revela.

Além dos produtos com certificação da ANVISA, a Flash Courier também deve se fortalecer em outros segmentos em 2019. Neste contexto, o setor bancário segue como o carro-chefe. “Nossa empresa vem liderando este mercado já há alguns anos, mas novos grandes clientes estão chegando, de forma que esperamos um forte crescimento desse segmento nos próximos dois anos. Somente esses novos clientes devem representar cerca de 20% do faturamento da empresa este ano”, explica o CEO.

Por outro lado, o executivo ressalta que o setor bancário deve passar por grandes mudanças no período, que devem impactar a operação da Flash. “É preciso atenção para algumas tendências tecnológicas inevitáveis, como QR Code, biometria e mobile, que devem colocar o cartão de plástico em desuso”, pondera.

Tecnologia e regulamentação

Guilherme Juliani explica que para sustentar o forte crescimento previsto para a Flash Courier, a empresa deve seguir investindo em tecnologia e na adaptação às novas exigências do governo. “Sempre falamos que a Flash é mais uma empresa de TI que de logística. Nosso trabalho é muito focado em cima dos dados e melhoria dos fluxos operacionais. Então tecnologias como robótica, mobile, bigdata, automação e sharing economy têm papel fundamental em nossa operação”.

De acordo com o executivo, a tecnologia é vital no trabalho de adaptação às novas regras do governo, como CT-e, MDF-e, e SPED. “Para gerar todas informações, é preciso muito investimento e uma operação grande e disciplinada. Investimos na construção de uma malha de distribuição extremamente madura e o que trouxe uma enorme estabilidade para as operações. Nós estamos muito adiantados nesse processo. Então acredito que o potencial de crescimento no setor logístico vai se dar para aquelas empresas que estão preparadas para atender às novas exigências”, finaliza.

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