Firjan SENAI oferece cursos gratuitos em logística e investe na preparação de alunos para competição

07/05/2021

O colaboracionismo está em nosso DNA. Essa é uma das mensagens do documentário “I am – Você pode mudar o mundo”, disponível na Netflix (que aproveitamos para recomendar).

Quando vemos as pessoas se ajudando, é natural nos emocionarmos, faz parte do que somos. Com o propósito de mostrar uma dessas ações – e dar um alento em tempos tão difíceis – trazemos o trabalho da Firjan SENAI, entidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial que serve à região fluminense (RJ). Incluímos, também, uma entrevista com um dos docentes do curso de logística e um aluno que se destaca por suas habilidades e vem conquistando prêmios.

 

Para todos

Como nosso assunto é logística, vamos falar do que a Firjan SENAI oferece nessa área. Edson Melo, gerente da Educação Profissional, conta que o Curso Técnico em Logística, oferecido pela instituição desde 2011, visa capacitar o profissional nas competências de execução, controle e elaboração de planejamentos dos processos e operações logísticas. O SENAI oferta esse curso de forma presencial e a distância (EAD) para candidatos a partir dos 14 anos de idade, podendo ser feito de forma concomitante ao Ensino Médio.

No ano de 2021, há turmas em andamento nas unidades Barra Mansa, Benfica, Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, São Gonçalo e Volta Redonda.

“Os cursos técnicos preocupam-se com a formação integral do aluno, abordando e desenvolvendo capacidades técnicas e também as relacionadas ao comportamento e postura profissional, chamadas competências socioemocionais”, explica Edson.

No percurso formativo, situações reais são simuladas para que os alunos possam experimentar e solucionar os problemas relacionados ao mundo do trabalho. Dessa forma, o curso possibilita que se tornem mais criativos, engajados, colaborativos e inovadores em suas práticas cotidianas.

“São exigidos não somente conhecimentos técnicos, mas também de posicionamento pessoal frente aos desafios impostos pela situação. Essa prática busca contribuir para a formação de um profissional mais preparado técnica e emocionalmente para o trabalho e para a vida”, conta o gerente da Educação Profissional.

A Firjan SENAI atua tanto na vertente negócio, quando os cursos são ofertados para todas as pessoas, independentemente da situação social do interessado, quanto na vertente gratuidade, quando os cursos são ofertados exclusivamente para o público de baixa renda. No caso da gratuidade, o candidato deverá possuir renda familiar mensal per capita bruta de no máximo 1,5 salário mínimo (federal).

 

Desafios

Sobre os principais desafios relacionados à educação do público de baixa renda, Edson cita a superação da escolaridade básica, o pouco acesso a computador/notebook e internet para seus estudos, além do deslocamento da residência à unidade Firjan SENAI para estudo presencial. “No entanto, os instrutores não encontram dificuldades nesse atendimento, pois a missão na formação profissional de qualidade para o mundo do trabalho não distingue classe social”, ressalta.

Para engajar a comunidade em suas iniciativas, a Firjan busca entender as necessidades da indústria fluminense, realizando pesquisas e também em reuniões com os setores produtivos e sindicatos, levantando as demandas necessárias de mão de obra qualificada para compor esse cenário.

“A partir desses dados, o portfólio da Firjan SENAI é organizado. Feito isso, as vagas são divulgadas em diversos canais: mídias impressas e audiovisuais; convênios com Secretarias de Educação; parceria com sindicatos, que nos permite chegar àqueles com o perfil socioeconômico para ocupar essas vagas”, conta. Com a pandemia do coronavírus, vários setores tiveram de se reinventar. Por isso, a Firjan SENAI implementou os cursos no formato híbrido, quando os alunos têm a oportunidade de estudar em casa, assistindo aulas ao vivo (online), com uso de simuladores e softwares que permitem aproximá-los de situações típicas e reais do mundo do trabalho. “Reservando, é claro, carga horária obrigatória de aulas práticas, conforme preconiza a legislação educacional, mas mantendo os alunos seguros em suas casas e possibilitando a continuidade dos estudos. As aulas presenciais, quando permitidas por decreto municipal, acontecem respeitando rigorosamente os protocolos de higiene e saúde e potencializam os conhecimentos adquiridos nas aulas online.”

 

Competição profissional

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos. O Brasil, representado em sua maioria por alunos do SENAI, é uma das potências da competição. As modalidades são agrupadas em seis setores da indústria e do comércio, totalizando 56 profissões. Logística Internacional é uma ocupação nova, que teve sua primeira participação em 2019.

Como explica Adilson Dantas da Silva, especialista técnico em Educação Profissional da Firjan SENAI, a WorldSkills faz parte de uma estratégia de avaliação e aperfeiçoamento da Educação Profissional da entidade para implementação de melhorias no processo de formação profissional.

O destaque é a unidade de Barra Mansa, que possui um trabalho eficiente na preparação de competidores, já tendo conduzido três alunos à competição nacional na Seletiva WorldSkills na modalidade de Logística Internacional.

O evento é composto por provas com atividades profissionais relacionadas aos desafios do mercado de trabalho. Os alunos devem realizá-las de acordo com padrões de segurança, qualidade e com preocupação ambiental, aplicando suas competências com habilidades, conhecimentos e atitudes.

Para participar da WorldSkills, é preciso ingressar em um processo seletivo em âmbito regional, chamado de Olimpíada do Conhecimento, que envolve todas as escolas da Firjan SENAI. Os alunos selecionados já concluíram ou estão prestes a concluir seu curso de formação profissional em Logística. Daí, iniciam o aperfeiçoamento técnico em Logística Internacional com base nos descritivos técnicos e a infraestrutura definida para essa ocupação pelo Comitê da WorldSkills, que, em 2022, será em Shanghai. “Em Logística Internacional, temos como exigência inglês obrigatório, que também faz parte do nosso programa de aperfeiçoamento”, explica Adilson.

Os jovens simulam uma série de processos operacionais e estratégicos para retirar uma carga com o fornecedor e entregá-la ao cliente. Para isso, eles aprendem os diferentes modais de transporte, desembaraço aduaneiro, seguro e legislação internacional.

Eles são avaliados de duas formas: pontos objetivos (sim ou não, fez ou não fez certo) e pontos subjetivos de julgamento (vai de 0 a 3, que define se está fora ou atende o padrão de qualidade da indústria).

 

Um campeão

Análise crítica, polivalência, liderança, comunicação e resiliência. Essas são as principais habilidades de Caio Robert Alves Liberal, de 19 anos, um dos alunos que têm conquistado seu merecido espaço pelo esforço empregado em suas capacidades. “Durante o Ensino Médio, percebi que sendo polivalente, não era excelente em nenhuma área. Entretanto, quando entrei no curso técnico em Logística pela Firjan SENAI, fui capaz de desenvolver minhas habilidades técnicas/socioemocionais”, salienta.

Para chegar onde está, passou por diversas etapas. Na Escolar, competiu com outros quatro alunos da unidade de Barra Mansa, ficando em 1º lugar. Assim, representou a unidade na Etapa Regional, quando competiu com mais quatro alunos de cidades da região, também conquistando esta colocação. Na Etapa Estadual, classificou-se mais uma vez em 1º lugar. “Hoje, represento o Estado do Rio de Janeiro na competição Seletiva WorldSkills 2021 – Logística Internacional. A minha entrada em meados de 2018 na Firjan SENAI me proporcionou inúmeras realizações que contemplam o meu desenvolvimento pessoal e profissional.”

Os treinos para a competição são baseados em rotinas pré-definidas, que sustentam as melhores práticas internacionais em desempenho técnico e vocacional, nas atividades estratégicas que um Freight Forwarder (agente de carga internacional) realiza costumeiramente. São contempladas atividades como: montagem de cotação de frete internacional; criação de soluções logísticas; prospecção de clientes, incluindo também visitas técnicas a operações logísticas de grande porte.

“A WorldSkills para mim é um estágio no qual as minhas habilidades são forjadas visando atender às necessidades do mercado, por isso, a formação inclui grande parte da prática do mercado. Ou seja, a competição me deu a visão do que o mercado espera de um profissional competente, me tornando capaz de olhar a logística de maneira estratégica. E também no lado socioemocional, me capacitando a desenvolver habilidades, como empatia, integridade e liderança”, ressalta.

Caio conta que sua família o apoia desde o início da competição. “Para mim, é de extrema importância ver minha família empolgada com o processo, sempre me perguntando das novidades e me fortalecendo naqueles dias mais nublados. É muito gratificante.”

Uma de suas maiores preocupações atualmente é não conseguir manter seu ritmo de constância nos estudos. “Ou seja, me abater pelo cansaço devido às atividades que realizo no SENAI e na faculdade diariamente”, expõe.

Em curto prazo, sua maior expectativa é se classificar para a World­Skills Shanghai 2022 e representar a nação brasileira na modalidade Logística Internacional. Em longo prazo, seus objetivos são adquirir um vasto know how na área de gestão de negócios e utilizar o conhecimento adquirido nesta fase de treinamento para ser inserido no mercado de trabalho.

“Tenho muitos sonhos, mas os principais são realizar um intercâmbio acadêmico no exterior, criar ou participar de um projeto empreendedor que impacte de maneira direta na sociedade e concluir minha graduação com mérito”, conta Caio.

Para alcançá-los, ele sabe que vai precisar investir muito trabalho, dedicação e empenho, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. “Ou seja, construindo uma base sólida para realização dos meus sonhos.”

Para o estudante, a motivação começa ao acordar. “A simples reflexão de saber que naquele dia eu posso aprender algo novo, desenvolver alguma habilidade e talvez ser útil para a sociedade de alguma maneira me motiva bastante.”

 

Do outro lado da mesa

Victor A. Tavares é instrutor da Firjan SENAI unidade Benfica, e também colunista do Portal Logweb. Para ele, é uma realização a troca de experiência entre professor e aluno. “Tratamos diariamente com alunos de classes sociais, desejos e sonhos diversos. Então, como educadores, precisamos estar sempre atentos para ajudá-los a seguir o caminho do crescimento, tanto pessoal quanto profissional”, explica.

Além das disciplinas da grade curricular, como gestão logística, logística internacional e custos logísticos, as aulas trazem cases de sucesso e, sempre que possível, palestras, além de visitas técnicas.

Questionado sobre as maiores dificuldades encontradas na relação professor x aluno, Victor diz que, nesse momento de pandemia, é a conectividade pela internet. Já em outros momentos, o maior desafio é na própria sala de aula. “Precisamos demonstrar aos alunos que estamos ali para passar nossas experiências e aprender com eles também”, expõe.

O professor revela uma de suas técnicas para lidar com as dificuldades. “No primeiro encontro, informo que a relação de respeito entre todos é fundamental para o bom andamento da aula e a harmonia no ambiente. Depois, demonstro que não sei mais do que eles e que não sou mais inteligente. Informo que, naquele momento, somente estamos em fases diferentes da vida e que eles, no futuro, poderão estar no meu lugar. Utilizo jogos, aulas práticas e outras atividades nas quais possam demonstrar suas habilidades, permitindo que mostrem o quanto são inteligentes e respeitados por mim.”

Victor acredita que quando o aluno percebe que a educação é o melhor meio para mudar de vida, há uma transformação nas atitudes e no comportamento. “Eles enxergam ali todos os sonhos, tanto pessoais quanto familiares, que podem realizar.”

 

Para mais informações sobre os cursos da  Firjan SENAI, acesse o site tinyurl.com/firjansenai

 

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Em parceria com a CHEP, Assaí Atacadista evita a emissão de quase 6 milhões kg de CO2
LATAM celebra primeiro ano da rota cargueira Amsterdam-Curitiba com mais de 1,3 mil toneladas transportadas
Colunista do Portal Logweb fala sobre o que é e como implementar a logística omnichannel
XBRI Pneus lança banda de recapagempara pneus de ônibus e caminhão na Fenatran
Strada lança dois produtos para caminhoneiros na Fenatran 2024
Grupo Benner apresenta inovações para transformar a gestão logística

As mais lidas

Nada encontrado