A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, apresenta em primeira mão seu plano de internacionalização ao IAA, maior mostra de veículos comerciais do mundo. Responsável pela Volkswagen Caminhões e Ônibus na recém-criada holding Volkswagen Truck & Bus, a empresa leva a robustez sob medida ao mundo, com lançamentos de modelos concebidos especialmente para operações de nicho.
Já em fase inicial de implementação, o plano de internacionalização conta com a conquista de mais de 460 veículos adicionais, vendidos aos principais destinos de exportação da empresa. As unidades desse lote, dentre caminhões e ônibus VW, embarcarão até o fim deste ano para Argentina, Bolívia e Chile.
O transporte de bebidas é destaque no Chile, onde a empresa celebra importante negociação com a venda de 102 veículos à CCU (Compañía Cervecerías Unidas) e seus operadores. Os modelos são Delivery 10.160 e Constellation 17.280 e 24.280. Também no transporte de passageiros há novidades, com a venda de 70 Volksbus 9.160 para operar no transporte urbano e de fretamento chileno.
Para a Argentina serão 140 ônibus urbanos Volksbus 18.280 OT LE. Dotados de suspensão pneumática integral, os modelos atuarão no transporte urbano de Buenos Aires e região. Trata-se de um negócio inédito, que engloba a abertura da primeira concessionária exclusiva de ônibus Volkswagen e tem potencial de vendas de 400 ônibus àquele país.
A Bolívia registra importante marco e deve encerrar 2016 com o maior volume de vendas de sua história, superando 350 unidades. O resultado se deve, em grande parte, à negociação de 150 caminhões VW Worker modelos de 9, 10 e 15 toneladas, que embarcarão para o transporte de bebidas.
O México também tem destaque: apura crescimento acumulado de 20% neste ano em comparação com 2015.
“A recuperação nas exportações brasileiras tem potencial para, pelo menos, chegar a cinco por cento. E dependendo da mudança atual em economias vizinhas, não seria exagero pensarmos em número de até dois dígitos ao ano”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Para tanto, a empresa contará com sua extensa rede de revendedores, com 186 concessionários na América Latina e na África e mais 156 no Brasil e também com dois novos acordos para montagem de produtos Volkswagen na Nigéria e no Quênia, ambos utilizando kits de peças enviados da fábrica de Resende, no Brasil.
Lançamentos no Brasil: robustez sob medida
Novo caminhão VW para distribuição de bebidas carrega até 5% a mais
A MAN Latin America inova mais uma vez com soluções sob medida para o transporte de bebidas. A novidade agora é o VW Worker 17.230 6×2/4 Distributor. Esse caminhão adota, de forma inédita no segmento, solução derivada de um modelo 17 toneladas na versão 4×2 com a instalação de um segundo eixo direcional de fábrica, com todas as garantias da montadora. Com capacidade para carregar até 630 quilos a mais, isso faz toda diferença no custo operacional do frotista, que pode chegar a levar até 5% a mais por viagem.
Desenvolvido numa parceria com a BMB e a Randon, o modelo é o mais leve da categoria se considerado o conjunto caminhão e carroceria. Seu implemento é fabricado em alumínio para diminuir o peso total do veículo e a nova configuração dos eixos abre mais espaço rebaixado na carroceria, facilitando a operação de carga e descarga, além de diminuir a quantidade de pneus demandados — são dois a menos.
O rebaixamento do chassi e instalação do segundo eixo direcional são realizados na BMB, centro de customizações exclusivo da MAN Latin America, com todas as garantias da montadora. A solução permite um maior número de baias rebaixadas: são seis, duas a mais que na configuração tradicional. Para a solução, o foco foi a maior produtividade do cliente.
O segundo eixo direcional é uma nova proposta para o segmento, mas na qual a MAN Latin America já tem grande sucesso em outros mercados. São mais de seis mil caminhões Volkswagen com essa configuração. O objetivo de todo esse desenvolvimento é garantir um resultado superior aos nossos clientes no chamado TCO, o custo total de operação.
Ideal para aplicações mistas de entregas diárias urbanas e intermunicipais, esse Worker 17.230 Distributor pode transportar até 13.060 quilos de carga líquida, o equivalente a cerca de 390 caixas de bebidas. O modelo é equipado com o motor MAN D08, já consagrado no mercado brasileiro pela tecnologia EGR que dispensa a utilização de Arla 32, com 230 cv e excelente desempenho, mesmo em baixas rotações.
Constellation 30.330 chega ao mercado com potência e torque superiores
O VW Constellation 30.330 chega ao mercado com potência e torque superiores, mas não é só na motorização que esse pesado se destaca. O Constellation 30.330 já estreia no mercado brasileiro com configuração de série que segue tendências da indústria: a transmissão automatizada V-Tronic e o segundo eixo direcional 8×2 de fábrica. No comparativo com seus principais concorrentes, o modelo oferece potência e torque, em média, 15% superiores, com um peso bruto total (PBT) de 29 toneladas.
Essas características se traduzem no melhor custo operacional para o frotista, que ganha em velocidade nas suas viagens, agilizando a entrega e ainda reduzindo o consumo de combustível e demais custos envolvidos. Soma-se a essas vantagens o segundo eixo direcional presente nesse Constellation, que permite transportar até seis toneladas a mais do que em sua versão 6×2.
Equipado com motor Cummins ISL de 334 cv, seu torque máximo é 1.450 Nm, calibrado pela Engenharia da MAN Latin America para uma ampla faixa plana, a maior da categoria. Essa configuração assegura performance e alta velocidade média operacional, com produtividade diferenciada e menor custo operacional. Na medida para atender seus principais segmentos: aplicações rodoviárias e de distribuição, o modelo pode operar como frigorífico, furgão, tanque, basculante, graneleiro e sider.
Considerada uma tendência de mercado, a versão 8×2 para o chassi rígido VW Constellation 30.330 V-Tronic passa a ter seis toneladas a mais que seu equivalente 6×2. Com esta configuração, o frotista conta com uma opção mais barata e completa, com menor custo operacional, além de ter garantia de fábrica para todos os componentes. Com o segundo eixo direcional, o modelo segue a principal demanda dos clientes: melhoria de rentabilidade e aumento da carga útil.
Suspensão a ar chega aos caminhões
Os veículos de 17 e de 24 toneladas têm à sua disposição o sistema de suspensão a ar, com benefícios à estabilidade, dirigibilidade e distribuição de carga. O sistema é mais uma parceria com a BMB, centro de customização exclusivo da MAN Latin America.
Centro de modificações comemora seus 15 anos
No mês de setembro, a BMB, centro de customização de veículos exclusiva da MAN Latin America, completa seus 15 anos de mercado com mais de 130 mil unidades modificadas.
A customizadora foi a primeira no Brasil a realizar adaptações entregando garantia de fábrica. Atualmente com mais de 100 funcionários, já chegou a modificar mais de 10 mil veículos em um único ano e conta com uma gama de mais de 20 modelos diferentes. Está localizada a 100 metros da fábrica da MAN em Resende, no Estado do Rio de Janeiro.
Até o fim do ano, a BMB abrirá sua primeira operação internacional após fechar um acordo com a MAN LA para a criação de um inédito centro de customização de veículos do México com garantia de fábrica e ficará próximo à montadora da empresa em Querétaro. A nova fábrica atenderá às demandas do mercado mexicano e irá agregar ao portfólio modelos com suspensões pneumáticas, como já faz no Brasil.
A consolidação da customizadora no mercado e seu crescimento contam com a força de vontade em se especializar em cada segmento e com o forte apoio da MAN Latin America.
Para aplicações severas, um dos exemplos desenvolvidos é o MAN TGX Crossover, com chassi elevado e maior ângulo de ataque e saída.
Marcos históricos
A MAN Latin America celebra importantes marcos em 2016. Além de comemorar 35 anos do nascimento da Volkswagen Caminhões, a empresa completa em 1º de novembro os 20 anos da inauguração da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.
Não faltam marcos históricos nessa trajetória de sucesso: já são mais de 850 mil veículos produzidos, e quase 100 mil motores produzidos e mais de 100 mil caminhões e ônibus exportados. É o DNA sob medida alcançando os mais diversos destinos.