Exportação de algodão do Grupo Bom Jesus ganha operação integrada entre Movecta e Magna Logistics

A exportação de algodão produzido pelo Grupo Bom Jesus, um dos principais produtores agrícolas do Brasil, conta com uma operação integrada entre a Movecta e a Magna Logistics Solutions. A parceria reúne a gestão logística da Magna e a infraestrutura de terminal alfandegado da Movecta para organizar o fluxo da carga desde as propriedades do grupo em Mato Grosso até o embarque no navio.

Para atender às características específicas da logística do algodão, a Movecta desenvolveu e customizou um modelo operacional em seu terminal no Guarujá (SP). A estrutura conta com uma área dedicada e procedimentos voltados ao controle da carga, com o objetivo de evitar a exposição à chuva, ampliar a rastreabilidade e padronizar as etapas de movimentação. A proteção contra a umidade é um dos principais cuidados, já que esse fator pode afetar a qualidade da fibra.

A Magna Logistics Solutions, especializada na gestão integrada de operações de comércio exterior do agronegócio e com atuação concentrada na exportação de algodão, coordena o fluxo desde o planejamento na origem até a chegada aos terminais da Movecta e o embarque. A operação envolve diferentes etapas e exige integração entre produção, transporte, procedimentos aduaneiros, consolidação e movimentação portuária.

A exportação de algodão demanda planejamento detalhado em razão das longas distâncias entre as áreas produtoras e os portos e dos cuidados necessários para preservar a carga. Por isso, o controle de cada etapa contribui para manter a regularidade do fluxo, a integridade do produto e o cumprimento dos prazos estabelecidos para o embarque.

A parceria entre Movecta e Magna existe desde 2019. No entanto, em 2023, quando a Magna assumiu a operação de exportação do Grupo Bom Jesus, as empresas estruturaram uma solução específica para o algodão produzido pelo grupo. Desde então, o fluxo passou a integrar, sob gestão da Magna, o planejamento desde a origem até o embarque no navio.

A operação inclui o transporte da carga, o desembaraço aduaneiro, a inspeção e a consolidação dos volumes no terminal da Movecta no Guarujá. Também fazem parte do processo o transporte dos contêineres até o porto e o acompanhamento das etapas por meio do sistema SILO, desenvolvido pela Magna especificamente para a gestão da exportação de algodão.

No terminal da Movecta no Guarujá, a carga passa por consolidação de volumes, controle de pesagem, validação operacional e acompanhamento documental. Essas etapas são monitoradas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional da Movecta. A empresa também realiza o transporte dos contêineres até o porto, mantendo a rastreabilidade durante o processo.

Para 2026, o Grupo Bom Jesus estima uma produção de 157 mil toneladas de algodão em pluma, sendo que 80% desse volume deverá seguir para exportação. O grupo possui operações em Mato Grosso, Bahia e Piauí e atua na produção de soja, algodão, milho e sementes, além de desenvolver atividades de pecuária, comercialização e transporte de grãos.

Para Gustavo Paschoa, diretor Comercial da Movecta, a estrutura desenvolvida para a operação demonstra a importância da integração entre os diferentes participantes da cadeia.

“Nossa parceria com a Magna mostra a importância da integração como diferencial competitivo. Nosso foco é trabalhar eficiência operacional e segurança ao longo de toda a cadeia”.

Já Jonathan Valério, diretor Comercial da Magna Logistics Solutions, destaca a atuação integrada desde a produção até a chegada ao mercado internacional.

“A Magna gere a logística do algodão do campo ao embarque, com controle e rastreabilidade em cada etapa. Ter a Movecta como parceira de terminal nos dá a estrutura física ideal para entregar previsibilidade e qualidade ao Grupo Bom Jesus.”

Brasil amplia participação no mercado mundial de algodão

O Brasil ocupa posição relevante no mercado mundial de algodão e está entre os principais produtores e exportadores da commodity. Para a safra 2025/26, a estimativa apresentada no material é de exportação de aproximadamente 3,1 milhões de toneladas. O avanço está relacionado ao aumento da produtividade agrícola e à estruturação de soluções logísticas para o escoamento da produção.

O Mato Grosso, principal polo produtor de algodão do país, responde por cerca de 70% da produção nacional, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Nesse cenário, o transporte entre as áreas produtoras e os terminais portuários exige planejamento para lidar com grandes volumes, longas distâncias e diferentes etapas de controle da carga.

Compartilhe:
Veja também em Agrologística
Sell Agro amplia Centro de Distribuição e inicia expansão internacional pelo Paraguai
Sell Agro amplia Centro de Distribuição e inicia expansão internacional pelo Paraguai
Luft Agro implementa IA na logística do agronegócio com agentes inteligentes e torre de controle
Luft Agro implementa IA na logística do agronegócio com agentes inteligentes e torre de controle
Movecta avança em soluções logísticas especializadas para o setor agro
Silo Bolsa é alternativa durante a construção de estrutura de armazenamento definitiva
Falta de rastreabilidade das commodities agrícolas coloca em risco as exportações do Brasil
Maxtrack investe em nova solução de navegação para veículos do agro, com uso do mapeamento para orientação off-line ao condutor

As mais lidas

01

Benel investe R$ 45 milhões em novos veículos e equipamentos de transporte no primeiro semestre de 2026
Benel investe R$ 45 milhões em novos veículos e equipamentos de transporte no primeiro semestre de 2026

02

NDD lança hub logístico que integra 14 etapas da operação de embarcadores e transportadoras

03

Amazon abre 30 vagas no programa de trainees de operações em São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro
Amazon abre 30 vagas no programa de trainees de operações em São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro