A Emergent Cold Latin America (Emergent Cold LatAm), a maior empresa de logística e armazenamento de alimentos a temperatura controlada da América Latina, é a primeira empresa no Brasil neste setor a receber a certificação EDGE Zero Carbon, um dos mais importantes reconhecimentos globais de sustentabilidade aplicados a edifícios
A planta certificada está localizada em Rio Grande (RS) e teve suas emissões de carbono neutralizadas. Além disso, 100% da energia utilizada provém de fontes renováveis. Para alcançar o reconhecimento, é necessário receber previamente a certificação EDGE Advanced, que estabelece pelo menos 40% de economia de energia e uma redução de 20% no consumo de água e na energia incorporada nos materiais utilizados no edifício. A planta gaúcha da Emergent Cold LatAm está economizando 67% no consuno energético.

A Emergent Cold LatAm também foi pioneira na indústria ao ser a primeira empresa a receber esta certificação globalmente. Em julho de 2024, a planta de San Pedro de La Paz, no Chile, fez história ao ser certificada como neutra em emissões de carbono. Em fevereiro, o segundo armazém da empresa foi certificado, dessa vez no Panamá.
“As certificações EDGE são referências globais em sustentabilidade. Por isso, buscamos constantemente superar desafios e implementar melhorias significativas em nossas operações, com o objetivo de alcançar níveis ainda maiores de eficiência energética e em outros recursos.””, destaca Moises Ventocilla, diretor de Engenharia da Emergent Cold LatAm.
“A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia, e seguimos firmes na missão de reduzir os impactos ambientais de nossas operações. Seguimos investindo na adoção das melhores práticas em novas construções e na modernização de unidades já existentes para ampliar ainda mais nossos avanços sustentáveis, como fizemos da unidade de Rio Grande”, comentou Ricardo Jacob, vice-presidente de Operações da Emergent Cold LatAm.
As certificações EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) são administradas pela International Finance Corporation (IFC), parte do Banco Mundial, e visam promover uma construção mais sustentável e eficiente em termos de recursos em todo o mundo. Atualmente, a empresa possui 15 edifícios certificados EDGE em nove países diferente, incuindo três plantas EDGE Zero Carbon.