Emergent Cold conquista certificação sustentável inédita no Brasil

A Emergent Cold Latin America (Emergent Cold LatAm), a maior empresa de logística e armazenamento de alimentos a temperatura controlada da América Latina, é a primeira empresa no Brasil neste setor a receber a certificação EDGE Zero Carbon, um dos mais importantes reconhecimentos globais de sustentabilidade aplicados a edifícios

A planta certificada está localizada em Rio Grande (RS) e teve suas emissões de carbono neutralizadas. Além disso, 100% da energia utilizada provém de fontes renováveis. Para alcançar o reconhecimento, é necessário receber previamente a certificação EDGE Advanced, que estabelece pelo menos 40% de economia de energia e uma redução de 20% no consumo de água e na energia incorporada nos materiais utilizados no edifício. A planta gaúcha da Emergent Cold LatAm está economizando 67% no consuno energético.

A Emergent Cold LatAm também foi pioneira na indústria ao ser a primeira empresa a receber esta certificação globalmente. Em julho de 2024, a planta de San Pedro de La Paz, no Chile, fez história ao ser certificada como neutra em emissões de carbono. Em fevereiro, o segundo armazém da empresa foi certificado, dessa vez no Panamá.

“As certificações EDGE são referências globais em sustentabilidade. Por isso, buscamos constantemente superar desafios e implementar melhorias significativas em nossas operações, com o objetivo de alcançar níveis ainda maiores de eficiência energética e em outros recursos.””, destaca Moises Ventocilla, diretor de Engenharia da Emergent Cold LatAm.

“A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia, e seguimos firmes na missão de reduzir os impactos ambientais de nossas operações. Seguimos investindo na adoção das melhores práticas em novas construções e na modernização de unidades já existentes para ampliar ainda mais nossos avanços sustentáveis, como fizemos da unidade de Rio Grande”, comentou Ricardo Jacob, vice-presidente de Operações da Emergent Cold LatAm.

As certificações EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) são administradas pela International Finance Corporation (IFC), parte do Banco Mundial, e visam promover uma construção mais sustentável e eficiente em termos de recursos em todo o mundo. Atualmente, a empresa possui 15 edifícios certificados EDGE em nove países diferente, incuindo três plantas EDGE Zero Carbon.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Certificação
CAP LOGÍSTICA recebe Certificado de Energia Renovável
Drivin recebe aprovação da Deloitte em auditoria SOC 1 Tipo 2, reforçando compromisso com segurança e transparência
DP World obtém certificação IATA para serviços de frete aéreo no Brasil
Rodoxico conquista certificação ISO 9001 para Sistemas de Gestão da Qualidade
Emergent Cold é a primeira do mundo a receber a certificação EDGE Zero Carbon
TCP recebe certificação ISO 45001 e reforça compromisso com segurança e bem-estar de seus colaboradores

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid