A Elba Equipamentos e Serviços (Fone: 31 3555.2600) – uma das maiores empresas de logística interna para os setores de siderurgia e de mineração – acaba de completar 50 anos de existência. Fundada em 1960 como Elba Construtora Euler e Barbosa, a companhia evoluiu do ramo de construção civil para a prestação de serviços especializados, surgindo o Grupo EES, composto por Elba Equipamentos e Serviços, EES Logística e Transportes e MRR Movimentação e Recuperação de Resíduos. O principal objetivo do Grupo EES é dar suporte e implementar soluções em toda a cadeia logística de suprimentos e produção dos clientes, possibilitando a otimização da competitividade.
Aproveitando a data, a empresa anuncia a conclusão de seu processo de capitalização, por meio da subscrição de novas ações pelo fundo de investimento em private equity JBVC I. O fundo é administrado pela gestora independente de recursos Jardim Botânico Investimentos (JBI).
"A entrada do JBVC I coincide com a comemoração dos 50 anos da companhia e viabiliza o nosso desejo de aproveitar oportunidades de consolidação no nosso mercado de atuação. Os recursos provenientes da capitalização serão utilizados prioritariamente em operações de fusão e aquisição, e já temos uma lista de potenciais alvos de interesse", declara Flávio Moraes Barbosa, acionista e diretor administrativo financeiro da EES.
Segundo Sylvio Barbosa Neto, acionista e diretor comercial da empresa, o mercado de siderurgia em franca recuperação depois da crise de 2009 e as perspectivas de grandes investimentos no aumento da capacidade produtiva e em novas unidades siderúrgicas também criam excelentes condições para o crescimento orgânico da companhia. Como exemplo, cita os recentes contratos firmados para a logística de recebimento de todos os materiais para montagens de uma nova usina e a expansão de outra, ambas em Minas Gerais.
O controle da empresa permanece nas mãos dos dois irmãos que há mais de vinte anos são os responsáveis pela gestão operacional da EES, período em que a empresa cresceu a uma taxa média anual de 17%. A expectativa de crescimento em 2010 é de 44% em relação ao ano de 2009, e a perspectiva de futuro é bem acima da média histórica de crescimento.
A governança corporativa da EES também ganha um significativo impulso com a nomeação de José Luiz Osório para o Conselho de Administração. Osório é atual membro do conselho consultivo do centro de governança corporativa e desempenho da Yale University. "Estamos muito animados com o potencial de crescimento da EES, tanto orgânico como por meio de aquisições. A cadeia logística é um dos principais gargalos da economia brasileira, e a terceirização da logística interna é uma tendência irreversível nos grandes grupos industriais por agregar valor e eficiência aos processos produtivos", afirma o profissional.








