DHL investe em soluções de packaging/embalagem promocional integradas a cadeia de suprimentos

19/08/2016

A DHL Supply Chain, líder mundial em logística, armazenagem e distribuição, está expandindo sua área de serviços de packaging secundário (também conhecido co-packing) integrados a cadeia de suprimentos no Brasil. A meta é triplicar a área até 2020. Globalmente, esta área contribui significativamente para a receita da DHL Supply Chain, administrando cerca de 180 operações. No Brasil, a DHL já possui três clientes na área de consumo e está em processo de implementação em mais dois até o fim de 2016. Além de investir no treinamento da equipe, esforços comerciais e de marketing e no desenvolvimento de um sistema de TI especializado, a DHL irá lançar em 2017 um Centro Multicliente de Soluções de Packaging Secund&aacut e;rio, que será localizado no interior de São Paulo.

De acordo com Maurício Almeida, Diretor de Operação da DHL Supply Chain Brasil e líder deste projeto, “queremos unir o nosso conhecimento e experiência na gestão de cadeias de suprimentos e operações logísticas com os serviços de packaging secundário, ou seja, preparação de ofertas, montagem de kits, displays de venda e outros formatos de embalar conjuntamente produtos acabados, a fim de reduzir o custo logístico total, aprimorar a qualidade e agilidade da operação e, principalmente, alavancar os resultados dos clientes nos pontos de venda”. O diretor da DHL explica que, desta forma, o cliente pode se focar em sua atividade principal (core business), contando com um parceiro especialista nestes tipos de atividades. “Além disso, no futuro Centro Multicliente, o cliente terá acesso a economias de escala. Ou entã o pode decidir por simplificar sua cadeia logística, uma vez que este serviço também pode ser realizado dentro do cliente – logística in plant – ou mesmo no Centro de Distribuição da DHL, eliminado assim um trecho de transporte até um terceiro local, geralmente onde atualmente os serviços são efetuados”, afirma Maurício Almeida.

Com a economia desaquecida, os esforços comerciais das empresas têm sido ainda mais intensos, aumentando a importância da embalagem secundária. A DHL realiza a montagem de diversos formatos como displays, labeling, assembly, kitting e bagging. “Essa é uma prática comum no Brasil, mas que tende a crescer para superar a retração atual do consumo. Queremos auxiliar nossos clientes nesta estratégia, mantendo ou reduzindo seus custos operacionais. É importante lembrar que a embalagem promocional representa, em média, cerca de 9% do custo total do produto. Logo, qualquer redução ou aumento de custo impacta diretamente sua competitividade”, afirma Maurício Almeida.

Para atender pequenas e médias empresas ou trabalhos pontuais, a DHL irá lançar em 2017 um Centro Especializado, no qual clientes diversos irão compartilhar espaço e recursos para seus processos de embalagem. “Nosso projeto é ter um Centro de Distribuição que concentre operações que, isoladamente, não teriam escala suficiente para compensar o custo fixo. Pretendemos também incentivar a criação de kits com produtos de clientes diferentes e que eles compartilhem malhas de distribuição, reduzindo ainda mais o custo final da operação”, completa Maurício Almeida.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Primeiro Scania elétrico do Brasil é da Reiter Log. A aquisição faz parte da estratégia de logística verde da empresa
Primeiro Scania elétrico do Brasil é da Reiter Log. A aquisição faz parte da estratégia de logística verde da empresa
Tragetta, que projeta faturamento de R$ 1,6 bilhão, lança plataforma de entrega expressa e expande atuação no Brasil 
Tragetta, que projeta faturamento de R$ 1,6 bilhão, lança plataforma de entrega expressa e expande atuação no Brasil 
Rondon Wendler assume como novo diretor comercial do Grupo TGA
Rondon Wendler assume como novo diretor comercial do Grupo TGA, que prevê novos investimentos e iniciativas
Aliança Navegação e Logística inicia operações na APM Terminals Suape, PE, em setembro
Aliança Navegação e Logística inicia operações na APM Terminals Suape, PE, em setembro
LIBIAO ROBOTICS implementa primeiro hup postal totalmente robotizado da América Latina para o Correo Argentina
LIBIAO ROBOTICS implementa primeiro hup postal totalmente robotizado da América Latina para o Correo Argentina
Nova solução da Mobiis íntegra Vale-Pedágio Obrigatório e CIOT e simplifica a gestão do transporte
Nova solução da Mobiis íntegra Vale-Pedágio Obrigatório e CIOT e simplifica a gestão do transporte

As mais lidas

01

Insights Logweb - O movimento da semana de 17 a 21 de agosto
Insights Logweb – O movimento da semana de 17 a 21 de agosto

02

Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças
Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças

03

Promovido pela Logcomex, Comex Tech Forum 2026 reúne lideranças para debater IA no comércio exterior
Comex Tech Forum 2026, promovido pela Logcomex, reunirá lideranças para debater avanço da IA no comércio exterior