DAF apresenta na Fenatran novos caminhões XF e CF Euro 6 com mais tecnologia, economia e confiabilidade

08/11/2022

A DAF Caminhões Brasil lança na 23ª edição da Fenatran as linhas de caminhões CF e XF Proconve P8/Euro 6, com Custo Operacional Total até 10% menor. Segundo a montadora, este salto em economia é possível pela combinação de uma nova calibração de injeção de diesel nos motores MX-11 e MX-13, nova bomba d’água variável, sistema EGR que permite menos consumo de Arla 32 e o uso do Controle de Cruzeiro Preditivo, agora de série em toda a linha.

As duas linhas passam a oferecer, a partir do segundo semestre de 2023, a nova suspensão pneumática

A linha CF equipada com motor PACCAR MX-11 ainda ganha novas potências de 340cv e 370cv, que, somadas às atuais 410cv e 450cv, trazem maior versatilidade de aplicações para o modelo. Outra novidade é o opcional de suspensão pneumática full air para configurações 6×2 e 4×2, disponíveis ao mercado a partir do segundo semestre de 2023.

“A DAF está um passo à frente no lançamento dos novos motores Euro 6/ Proconve P8, pois elevou o patamar dos seus caminhões, com menor alteração construtiva do motor. Esta característica se traduz em mais confiabilidade para o cliente, que terá um DAF robusto e de alta qualidade como ele conhece, e muito mais eficiente e com baixo nível de emissão de poluentes”, acrescenta Alan Messias, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Suspensão traseira pneumática

As linhas CF e XF passam a oferecer, a partir do segundo semestre de 2023, a nova suspensão pneumática. A suspensão traseira pneumática é opcional e a tecnologia full air possui quatro bolsas por eixo, com maior precisão de ajustes e, nova carcaça de eixo com volume de óleo otimizado (redução de 22%), sistema de freios a tambor, opção de monitoramento de carga no eixo e dispositivo auxiliar de tração.

Novo DAF XF

Campeão de vendas da marca, o DAF XF utiliza o motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros, com potências de 480cv e 530cv. O caminhão é equipado com a última geração das transmissões automatizadas ZF TraXon, de 12 velocidades, que contemplam menor perda por atrito, trocas de marchas mais rápidas e uso prolongado do EcoRoll, que também contribui para o menor consumo de combustível. O funcionamento silencioso e suave e o acionamento preciso da embreagem aumentam o conforto do motorista. O sistema de Controle de Cruzeiro Preditivo também permite que o veículo antecipe as trocas de marchas através de GPS, mantendo o veículo na rotação ideal e sendo responsável por uma redução significante no consumo de combustível.

O caminhão se destaca também pelo freio motor PACCAR MX Engine Brake, o mais eficiente do mercado, que proporciona melhor performance em rotações mais baixas, entregando até 490cv a 2.100 rpm.

Para oferecer conforto excepcional aos motoristas, o DAF XF conta com duas opções de cabines, a Space (1,73m de área de circulação) e a Super Space (2,10m de área de circulação), a maior do mercado.

DAF CF

A linha DAF CF, que também recebeu adaptações para atender as normas Euro 6, continua oferecendo versões equipadas com os motores PACCAR MX-11 e PACCAR MX-13, exclusivo para o modelo Off-Road. Para os caminhões com motor PACCAR MX-11, a linha 2023 agora conta com duas novas potências, de 340cv e 370cv, e as já conhecidas 410cv e 450cv, do CF rodoviário, 4×2 ou 6×2. Todos são equipados com a nova geração de freio motor de três estágios.

A versão rodoviária do CFtraz o motor acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações. O propulsor tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410cv, com um torque de 2.100 Nm em 900rpm, e 450cv, com torque de 2.300 Nm em 900rpm. A troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, oferecendo conforto ao motorista. Os caminhões estão disponíveis com cabines Sleeper (1,16m de área de circulação) e Space (1,79m de área de circulação) e configurações de eixos de 4×2, 6×2 e 8×2.

Com o motor PACCAR MX-13, o caminhão DAF CF Off-Road, de 480cv, possui torque de 2.350Nm e 2.500Nm no multitorque, sempre a partir de 900rpm. Igualmente atualizado para o novo nível de emissões, a versão fora de estrada do novo CF, oferecida no 6×4, também possui a transmissão ZF TraXon e proporciona ainda mais robustez e resistência do que o modelo rodoviário.

O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado. O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi é totalmente reforçado, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores são selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Portobello Grupo investe R$ 400 mil em logística e amplia Centro de Distribuição no Rio de Janeiro
Portobello Grupo investe R$ 400 mil em logística e amplia Centro de Distribuição no Rio de Janeiro
Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL
Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL
Marmara e Marka Prime anunciam novo complexo logístico em Arujá com mais de 600 mil m²
Marmara e Marka Prime anunciam novo complexo logístico em Arujá (SP) com mais de 600 mil m²
FOTON apresenta nova matriz de produtos para veículos comerciais
FOTON apresenta nova matriz de produtos para veículos comerciais
FM Logistic inaugura centro de distribuição em Nova Santa Rita (RS)
FM Logistic investe mais de R$ 10 mi em centro de distribuição em Nova Santa Rita (RS)
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo