Com o objetivo de intensificar sua jornada de modernização a curto prazo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, firmou parceria com a Pitney Bowes, multinacional orientada pela tecnologia que oferece soluções de envio em SaaS e inovação em correspondências em todo o mundo, com a adoção de 52 novas máquinas de automação e inovação.
Segundo Murilo Namura, Head Of Sales da Área de Equipamentos da Pitney Bowes, os equipamentos da linha One Ship Slim Sorter, que serão destinados às atividades da fase de separação e classificação de mercadorias do Centro de Distribuição para loja física ou outras instalações de atendimento, conhecidos como Middle Mile, são altamente customizáveis, compactos e 100% nacionais (engenharia, fabricação e software)

Ainda segundo Namura, os equipamentos Slim Sorter tornaram-se uma solução produtiva e altamente eficiente, que oferece eficiência e precisão na classificação e separação de itens de diversos clientes. “Esse sistema utiliza tecnologia avançada para garantir que cada item seja direcionado ao seu destino correto de forma rápida e precisa durante o processo de separação e classificação, reduzindo significativamente o tempo de processamento e aumentando a capacidade de manuseio de volumes elevados com menor risco de erros humanos.”
Além disso, ainda conforme o Head, o investimento pode contribuir para a otimização dos custos operacionais e para a sustentabilidade da companhia ao integrar processos mais ágeis e econômicos no uso de recursos. No caso dos Correios, o desenvolvimento das operações torna-se crucial para atender às crescentes demandas do comércio eletrônico e às novas adaptações do mercado, que está cada vez mais ágil e exigente, potencializando o envio das encomendas.
O projeto tem como objetivo a execução da entrega e instalação de 52 máquinas Slim Sorter com 26 saídas, que foram planejadas e pensadas especialmente para as necessidades da empresa e serão instaladas durante o ano de 2025, significando um investimento em 22 locais diferentes espalhados pelo Brasil, no qual os Correios se compromete a entregar mais eficiência e qualidade para a população brasileira.
Paulo Penha, diretor de Operações nos Correios, diz que a projeção da empresa é ter, até dezembro de 2026, 80% do manuseio de encomendas no Middle Mile automatizado, visando expansão tecnológica da empresa para curto prazo. Com a aquisição das novas máquinas da Pitney Bowes, representa-se um marco importante na jornada de modernização e inovação.
“Essa parceria nos permitirá ter melhorias operacionais com aumento da eficiência na separação de encomendas em 30%, redução do tempo de processamento e melhoria na precisão e qualidade. Quando se trata dos nossos clientes, criamos entregas mais rápidas e confiáveis, melhor experiência de serviço e aumento da transparência e rastreabilidade. É uma mudança significativa que vemos como estratégia para consolidar os Correios como líderes em logística e entrega, fortalecendo a nossa presença nacional e apoiando o crescimento do e-commerce brasileiro para melhor atendermos a população brasileira”, finaliza Penha.









