Criada para promover a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região de Patrocínio, MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) inaugurou um hub logístico em Londres, na Inglaterra, reforçando sua presença internacional e proporcionando a conexão entre os cooperados e o consumidor.
Os produtos já estão disponíveis para comercialização no armazém, e a expectativa é que as vendas na região aumentem em até 15% neste primeiro ano. O hub faz parte do projeto de expansão da cooperativa, sendo o segundo em funcionamento – o primeiro foi inaugurado nos Estados Unidos, em 2024.

A iniciativa coloca a Expocacer como a primeira cooperativa de café do Brasil a ter bases internacionais, permitindo que os cafés dos cooperados estejam disponíveis para compra de forma imediata, em microlotes ou em qualquer quantidade desejada.
“O mercado Europeu é um grande consumidor de café, e a Inglaterra é um ponto estratégico para distribuição. Com o hub, vamos poder oferecer café no spot, facilitando a entrega no Reino Unido e até no restante do continente. Isso será possível pelo fato de sempre se ter café disponível em armazéns no território em nome da Expocacer. A ação também procura deixar o produtor mais próximo ao consumidor”, diz Ítalo Henrique, diretor Comercial da Expocacer.
Já segundo Simão Pedro de Lima, diretor Presidente Executivo da Expocacer, o café é parte integrante da vida cotidiana dos britânicos, e esse consumo está em constante crescimento, com a presença de cafeterias em quase todos os cantos da região. “Esse movimento vanguardista de abertura do hub da Expocacer em Londres representa o verdadeiro ‘direct farm’ ”, afirma.
O hub logístico tem papel importante no encurtamento da cadeia entre o produtor e o consumidor. A cooperativa, agora presente no Reino Unido, disponibilizará todo seu portfólio de qualidade, e toda experiência na produção de cafés ambientalmente corretos, como a cafeicultura regenerativa e a cafeicultura de baixa emissão de carbono.
O projeto também visa impulsionar a economia e o consumo de cafés especiais, que cada vez cresce mais no mercado interno e externo. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos.
Em 2024 a cooperativa bateu recorde e registrou aumento de 41% em exportação de cafés, em comparação ao ano anterior. Foram mais de 550 mil sacas de 60 kg vendidas para o mercado externo, com um faturamento de cerca de 840 milhões de reais. O mercado cafeeiro também está em ascensão devido à crescente cultura de consumo da bebida entre a população mais jovem. A Expocacer exporta café para mais de 35 países, nos cinco continentes.
De acordo com a Mordor Intelligence, o tamanho do mercado cafeeiro global é estimado em US$ 132 bilhões, e deverá atingir cerca de US$ 166 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 4,72% durante o período de previsão.
“A missão da cooperativa é levar o nome de seus associados diretamente a quem consome o café. Trabalhamos para entregar aos nossos parceiros comerciais uma oferta que acompanha as tendências de inovação do mercado, alinhando-se às expectativas de consumidores que buscam sabores novos e diferenciados”, finaliza o diretor Comercial da Expocacer.
Sobre Expocacer
Criada em 1993 e situada em Patrocínio, MG, a Expocacer possui uma infraestrutura que contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos mais de 740 produtores.