Já foram anunciados os finalistas do IFOY Award (International Intralogistics and Forklift Truck of the Year) deste ano! Para a nona edição da premiação, também conhecida como “Oscar da intralogística”, o júri selecionou 17 soluções de 14 fabricantes, entre 36 candidatos.
Entre os concorrentes estão veículos guiados automatizados (AGVs), robôs, veículos especiais, softwares e soluções complexas de armazenagem, das empresas arculus, Cargotec Engineering, Hai Robotics, Hänel, H+E Produktentwicklung, HHLA Sky, a subsidiária da BMW IDEALworks, Interroll Group, NIMMSTA, Oppidum TIC, Still, Synaos, Volume Lagersysteme e Waku Robotics.
“Este ano, o júri se concentrou em alguns modelos de empilhadeiras clássicas e equipamentos de armazém, focando fortemente em soluções para armazenagem. Isso mostra que, na jornada da intralogística, automatização, tecnologia, softwares e soluções holísticas são mais importantes do que nunca”, disse Anita Würmser, presidente do júri da IFOY, garantindo que, devido aos concorrentes, esta edição será muito emocionante.
Próximos passos
Todos os finalistas passarão pela Auditoria IFOY de três etapas durante os Dias de Teste IFOY, que acontecem de 22 a 26 de março – em 2021, pela primeira vez no centro de exposições Messe Dortmund, na Alemanha.
No Teste IFOY, os especialistas usam um procedimento padronizado para medir os índices dos finalistas. No IFOY Innovation Check, é avaliado o potencial inovador dos indicados. Esta etapa é conduzida por especialistas do Instituto Dortmund Fraunhofer para Fluxo de Materiais e Logística (IML), pelas disciplinas de Logística Técnica da Universidade de Dresden e de Manuseio de Materiais, Fluxo de Materiais e Logística (FML) da Universidade Técnica de Munique. No final dos dias de testes, jurados da Europa, Austrália, Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul viajarão para a região do Ruhr para ver mais de perto os produtos e soluções indicados e testá-los. Vale ressaltar que a Logweb é a única das Américas a fazer parte.
Os critérios avaliados incluem valor de inovação, tecnologia, ergonomia e manuseio, segurança, comercialização, design e benefícios para o cliente, bem como relação custo-benefício e sustentabilidade. Importante saber que os finalistas não são comparados entre si em suas categorias individuais, mas com as soluções do mercado. “Apenas aqueles que superam seus concorrentes diretos em termos de inovação têm chance de vencer”, enfatizou Würmser.
Seguindo o slogan “IFOY meets Business”, os especialistas em comércio B2B do setor de logística serão mais uma vez admitidos para dois dias de teste IFOY: 25 e 26 de março, para testar equipamentos e manter discussões técnicas intensivas com representantes das empresas que chegaram às finais. Finalistas de anos anteriores também serão apresentados.
Os troféus serão entregues no dia 21 de maio, no Palácio Imperial de Hofburg, em Viena. Em cooperação com o LOGISTIK.Kurier e a Câmara de Comércio austríaca, a cerimônia de premiação acontecerá como parte do baile de gala do HERMES Verkehrs.Logistik.Preis austríaco. Centenas de convidados internacionais são esperados, incluindo os principais nomes em transporte, logística e intralogística do mundo. Até lá, o resultado ficará em segredo – tanto para os finalistas quanto para o público.
Detalhes dos finalistas
A especialista alemã em software e robótica arculus, de Ingolstadt, chegou às finais do IFOY com duas soluções. O sistema de gerenciamento de frotas de vários fornecedores arculus Fleet permite que os usuários operem AGVs de diferentes fabricantes através do novo VDA Interface 5050, incluindo planejamento de caminho inteligente com base em informações de tráfego em tempo real. A empresa também concorre com o AGV arculee2. Desenvolvido para ambientes internos de produção e logística, o robô móvel autônomo, com capacidade de até uma tonelada, foi projetado para automatizar o processo e gerar economia na produção em massa em áreas industriais. O AGV é controlado por uma unidade robótica que permite atualizações over-the-air e fleet learning.
Por sua vez, a Cargotec Engineering Ireland entrou na competição com a segunda geração de sua Moffett E4-25.3NX, a primeira empilhadeira totalmente elétrica do mundo, que elimina a emissão de gases nocivos. Além de vários recursos de segurança, possui capacidade de 2,5 toneladas e tração nas três rodas.
O provedor de intralogística Hänel concorre ao prêmio com uma solução de warehouse. A fabricante integrou doze elevadores de armazém Hänel Rotomat em dois andares para a MSC Technologies, fornecedora de sistemas embarcados. Os carrosséis não apenas conectam o fluxo físico de mercadorias, como também são perfeitamente integrados ao ambiente SAP. Uma característica única é que o controle de elevação também é um terminal SAP.
A solução de reboque HUSKi, da H+E Produktentwicklung, também chegou à final. O HUSKi pode transportar mercadorias com peso de até 1,4 tonelada sem contato, de forma automática e autônoma, ideal para grandes mercadorias. Também foi selecionado o Centro de Controle Integrado de Drones da HHLA Sky – uma subsidiária da Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA). O sistema de gerenciamento de drones organiza todos os processos de operação de drones e veículos com controle remoto em uma única plataforma. Ele é capaz de comandar mais de 100 drones simultaneamente fora de vista.
A Hai Robotics, de Shenzhen, China, participa com duas soluções. Uma é o Haipick A42T, o primeiro elevador telescópico ACR (Autonomous Case Handling Robot) do mundo. Ele permite a separação inteligente de pedidos “goods-to-person” e cobre uma altura de até 6,50 metros. Também foi indicada para as finais uma solução de warehouse baseada no modelo Haipick A42N. De acordo com a empresa, o A452N é o primeiro robô autônomo de separação de embalagens do mundo a permitir a separação mista de embalagens e contenedores de diferentes tamanhos. O fabricante adota a tecnologia de reconhecimento visual 3D para permitir que a máquina localize e acesse diretamente contenedores e caixas sem a necessidade de códigos.
A IDEALworks, recém-fundada subsidiária da BMW, foi selecionada por seu robô móvel totalmente autônomo iw.hub, que não tem apenas um preço atraente, mas também conta com a plataforma AnyFleet de controle baseada em nuvem. Ele pode ser implementado em dois dias sem quaisquer ajustes estruturais, baseado no padrão VDA 5050 também com dispositivos de terceiros.
Está nas finais o Smart Pallet Mover (SPM), do Grupo Interroll. A solução de robótica móvel para automatização do transporte de paletes nas áreas de máquinas de produção e separação de encomendas tem capacidade para transportar paletes ou caixas com peso de até 1.000 quilos.
A provedora de intralogística Still, com sede em Hamburgo, concorre, este ano, com a paleteira de baixa elevação EXH-S 25. Com capacidade de carga de 2,5 toneladas, é voltada para áreas de trabalho difíceis e estreitas. Possui dimensões compactas e pode chegar a até 14 quilômetros por hora. A segunda indicação da Still é uma solução de warehouse. Como parte do Projeto Danfoss, a empresa forneceu uma combinação de três empilhadeiras industriais em série, automatizadas, para o novo armazém de produção da Danfoss Power Electronics, em Tinglev, Dinamarca, e instalou todos os componentes do sistema.
O júri indicou, ainda, cinco startups para a final de 2021 na categoria “Startup do Ano”. O NIMMSTA está competindo com o HS 50, o primeiro scanner backhand com tela sensível ao toque, que permite a digitalização com as mãos livres.
Já a plataforma Logistics Interchat, da Oppidum TIC, de Zaragoza, Espanha, foi criada para resolver problemas de comunicação entre transitários e funcionários em centros de carga e descarga. A plataforma auxilia no cumprimento das normas de distanciamento social.
O sistema de software Syna.OS Logistics, da startup Synaos, sediada em Hannover, também chegou à final. A solução para orquestrar fábricas e centros de logística por meio de inteligência artificial e tecnologias em nuvem otimiza processos de intralogística, controla robôs móveis autônomos e otimiza rotas.
O quarto candidato é o Volume Wave, da Volume Lagersysteme. Trata-se do primeiro armazém de transporte de paletes ultracompacto e totalmente automatizado do mundo, com acesso individual a locais de armazenamento que possuem densidade muito alta. É uma alternativa para armazenagem automatizada e sistemas de transelevadores, bem como armazéns com corredores largos e estreitos.
A quinta finalista é a solução Waku Sense, da Waku Robotics. O painel de análise em tempo real pode ser usado para comparar os diferentes tipos de robôs em desempenho, capacidade de utilização e confiabilidade em todos os sites.
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