Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 5 de junho de 2023

Qual a importância da segurança do trabalho na logística?

No momento em que estou escrevendo este artigo está acontecendo um acidente de trabalho, que poderá ou não ser notificado. Os riscos em ambientes de trabalho são tão graves que o dia 28 de abril foi escolhido para se comemorar o Dia Mundial da Segurança do Trabalho –, além disso, aqui no Brasil se comemora o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Segundo dados da Justiça do Trabalho, os acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil, sendo as principais vítimas homens de 18 a 24 anos e mulheres de 30 a 34 anos. Além disso, esses números contabilizam somente os empregos formais.

No cenário apresentado, onde se levou em consideração apenas os profissionais de carteira assinada, os acidentes e mortes tiveram um crescente nos últimos anos: em 2022, 612.900 acidentes de trabalho e 2.538 mortes – alta de 22% em relação ao ano anterior.

Se levarmos em consideração os últimos 10 anos (2012 a 2022), o pais registrou 6,7 milhões de acidentes e 25.500 mortes de trabalhadores. Do total, cerca de 15% foram causados por operação de máquinas e equipamentos.

Impacto na Logística

Quando estudamos os processos logísticos, buscamos encontrar a melhor forma de produzir e distribuir os produtos das organizações, sempre levando em consideração a necessidade do mercado. Não podemos esquecer que a logística, como atividade transversal, busca dentro do seu planejamento e de seus procedimentos garantir a melhor forma de otimizar a distribuição de pessoal e material.

Exemplificando, apresentamos um processo logístico ligado ao fluxo das operações que pode trazer inspiração para o leitor efetuar mudanças na sua organização:

– Recebimento de mercadorias;
– Armazenamento;
– Expedição;
– Movimentação de cargas;
– Picking;
– Gestão de transporte;
– Processamento de pedidos;
– Atendimento ao cliente;
– Suporte pós-venda.

Sendo assim, o profissional da logística precisa está atento em toda operação, pois somente assim conseguirá desenvolver sua atividade com mais segurança, pois a falha humana representa 67% dos acidentes no transporte de cargas.

Para que haja um maior controle da falha humana, as organizações precisam entender alguns fatores que levam os profissionais a falhar, tais como:

– Fadiga;
– Desatenção a comportamentos Negligentes;
– Esforço repetitivo;
– Pouco cuidado em relação à velocidade;
– Ausência de Treinamento;
– Falta de manutenções dos equipamentos;
– Pontos de risco não mapeados;
– Realização de manobras de veículos sem equipamentos de segurança;
– Falta de fornecimento de EPIs;
– Falta de uma cultura consolidada sobre segurança no trabalho.

Atribuições da segurança do Trabalho

A segurança do trabalho, através de processos, procedimentos, normas e leis, estará auxiliando a logística nas medidas que possam diminuir o risco a saúde e integridade física dos funcionários, pois os acidentes de trabalho trazem grandes prejuízos às organizações.

Citando somente as normas regulamentadoras, os profissionais atuantes na atividade logística deveriam conhecer algumas delas, como:

– NR 1 – Disposições Gerais;
– NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
– NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
– NR 15 – Atividades e Operações Insalubres;
– NR 16 – Atividades e Operações Perigosas;
– NR 17 – Ergonomia;
– NR-24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho.

Após todas as informações apresentadas, podemos entender que a segurança do trabalho vai agir dentro da logística como a atividade responsável para que os colaboradores consigam desenvolver suas atividades da melhor maneira possível, além de ajudar os profissionais da área a terem uma melhor qualidade de vida em seu trabalho.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal