No artigo a seguir, Simone Santos analisa os dados mais recentes do mercado de galpões logísticos no Brasil, que encerrou 2025 com recordes de absorção líquida, aumento expressivo de preços e níveis de vacância historicamente baixos, levantando questionamentos sobre a capacidade de oferta diante da demanda crescente.
A demanda por áreas para armazenagem e distribuição por parte de empresas de e-commerce, do varejo tradicional, de logística e das indústrias farmacêutica e de alimentos e bebidas fez com que o segmento de condomínios logísticos e industriais dos padrões A+ e A encerrasse 2025 com desempenhos recordes de absorção líquida, preço e vacância, como aponta levantamento da consultoria Binswanger Brazil.
No quarto trimestre, a absorção líquida – diferença entre contratações de novas locações e devoluções – chegou a 804 mil metros quadrados, enquanto a oferta ficou em apenas 7,5% – um ano antes, o indicador era de 8,4%. O aquecimento do mercado se refletiu em aumento de 9,4% do preço médio pedido por metro quadrado locado, que passou de R$ 26,62, no final de 2024, para R$ 29,12, no fechamento do ano passado.

Mercado Livre, Shopee e Amazon lideram as ocupações do segmento, com 2,484 milhões de metros quadrados, 1,149 milhão de metros quadrados e 644 mil metros quadrados, respectivamente, conforme a pesquisa da Binswanger. Na sequência, estão Magalu (511 mil metros quadrados) e DHL (370 mil metros quadrados).
De outubro a dezembro, 889 mil metros quadrados de condomínios logísticos A+ e A chegaram ao mercado, compondo o estoque total de 34,8 milhões de metros quadrados, desse total, 53% foram entregues já prélocados.
Para 2026, estimamos a absorção de 2,8 milhões de metros quadrados de condomínios industriais e logísticos. Com a entrada de 4 milhões de metros quadrados de novo estoque, a taxa de vacância pode subir para 9,9%, mas continuará em patamar favorável aos proprietários de áreas.
Dessa forma, inquilinos deverão se programar com antecedência para mudanças e expansões de suas operações logísticas ou industriais, ou poderão criar gargalos em suas operações.









