CHEP inicia operação com caminhão 100% elétrico com zero emissão de CO2

A CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento, deu um importante passo em sua estratégia de descarbonização ao iniciar no Brasil uma operação com caminhão 100% elétrico. “Ao contribuir com a descarbonização do planeta, promovemos um futuro mais limpo, saudável e eficiente”, diz Emanuela Mascarenhas, Supply Chain Sr. Manager da CHEP Brasil.

O primeiro caminhão elétrico já está em circulação em São Paulo, enquanto a CHEP avança com testes de um segundo veículo elétrico em Minas Gerais, marcando o começo da implementação desse projeto no Brasil. Além disso, seu Centro de Serviço em Contagem possui painéis solares, o que deixa todo o processo ainda mais sustentável. “Essa iniciativa de energia solar foi implementada também no nosso maior Centro de Serviço do Brasil, que fica localizado em Louveira, SP, e está sendo estendida para toda a nossa cadeia”, acrescenta Emanuela.

Os caminhões elétricos fazem parte de uma operação especial em parceria com a Absoluto Transportes, uma empresa que atua no ramo logístico desde 2006. Personalizado com mensagem impactante sobre a emissão zero de CO2, esse veículo destaca a importância da sustentabilidade no transporte de mercadorias.

Os paletes da CHEP são confeccionados com madeira proveniente de florestas 100% certificadas, reforçando o compromisso da empresa com práticas ambientais responsáveis. As bases dos paletes, com quatro entradas, facilitam a movimentação, armazenamento e conservação dos produtos transportados.

Perspectiva de Sustentabilidade e Inovação

Os caminhões elétricos não só reduzem as emissões de CO2, mas também oferecem economia nos custos operacionais devido à menor necessidade de manutenção e ao uso de energia mais barata e renovável. Segundo a International Energy Agency (IEA), o mercado de caminhões elétricos deve crescer exponencialmente nos próximos anos, sendo uma peça-chave para que o setor de logística atinja as metas globais de redução de emissões.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Logística e Meio Ambiente
Cargo X firma parceria com Cimento Apodi e projeta compensar até 2 mil toneladas de CO2 em 2025
Especialistas defendem, em painel na Intermodal 2025, ações coordenadas para uma logística de baixo carbono
JBS multiplica por 7 frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂
Empresa de logística sustentável otimiza as entregas de e-commerce, com destaque para o Dia das Mães
Vamos falar de transição energética, ou descarbonização? Veja os destaques
MRS implanta carregamento solar de baterias em locomotivas e amplia produtividade e sustentabilidade

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg