A Lojas Renner, maior varejista de moda omni do Brasil, acaba de obter a certificação internacional ISO 14001 para seu Centro de Distribuição localizado na cidade de São José, na região metropolitana de Florianópolis, SC.
A certificação atesta a aplicação de um sistema eficiente de gestão ambiental baseado na evolução contínua das estratégias e práticas de prevenção e mitigação dos potenciais impactos gerados pela unidade, assim como o atendimento aos requisitos da NBR ISO 14001 e aos requisitos legais estabelecidos por todas as esferas de governo.
O trabalho de certificação incluiu a avaliação de mais de 500 itens sobre temas como licenciamento, consumo de água, tratamento de resíduos sólidos, produtos químicos e efluentes, controle de ruídos e capacidade de resposta a emergências ambientais. O resultado foi validado por auditoria externa.
“Esta certificação reflete o cumprimento dos princípios e diretrizes da política de sustentabilidade da Lojas Renner, focada na ecoeficiência e na preservação ambiental. O processo envolveu a capacitação de cerca de 700 colaboradores de diferentes equipes, por meio da nossa universidade corporativa, e isso certamente contribuirá para a evolução contínua da nossa atuação ESG”, diz o gerente geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto.
Além de aprimorar a gestão ambiental, o mapeamento exigido para obtenção da certificação ISO 14001 proporciona transparência e acuracidade muito maiores sobre os avanços nos indicadores relacionados à área. Isto contribui, por exemplo, com a meta da Lojas Renner de alcançar gradualmente a marca de aterro zero em seus Centros de Distribuição, com redução de desperdícios e incentivo à reinserção dos materiais utilizados nas operações no ciclo produtivo. O comprometimento com a sustentabilidade – suportado pela existência de compromissos públicos – tem garantido à Lojas Renner reconhecimento nacional e internacional. Tanto é que a varejista integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) há nove anos seguidos e o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) há oito anos.